Macapá/Santana – A Escola do Serviço Social da Indústria (SESI) do Amapá recebeu na manhã desta quinta-feira, 12, a visita dos membros da equipe estratégica do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI). A comitiva, composta pelo superintendente do CN-SESI, general Pedro Antônio Fioravante, e o assessor especial da entidade, coronel Marcelo Lassance, estão no Amapá para conhecer os projetos das unidades e fortalecer parcerias em benefício da comunidade.
O grupo visitou salas de aulas, conversou com alunos e pode ver de perto projetos que são desenvolvidos pela instituição de ensino, por meio de demonstração de robótica e aula de jiu-jítsu, além de prestigiar uma apresentação do Ballet do SESI.
O SESI Amapá oferece Educação Básica Regular, da Educação infantil ao Ensino médio, além da Educação de Jovens e Adultos. Conta com salas climatizadas, quadra poliesportiva, biblioteca, complexo administrativo, piscinas, além de projetos esportivos e extracurriculares ofertados aos alunos e comunidade em geral.
As salas de Robótica e de Dança são uma das iniciativas que se destacam. Os alunos de robótica participam de campeonatos nacionais. Da mesma forma, o grupo de ballet participa frequentemente de competições e apresentações, sendo reconhecidos em vários estados do país. Além de uma educação de qualidade, a instituição também busca aprimorar as competências socioemocionais, bem como as habilidades e estimula o talento de cada aluno.
Para o diretor Regional do SESI e do SENAI no Amapá, Sergio Moreira, agendas como essa são fundamentais para mostrar os avanços e o que tem sido feito para melhorar cada vez mais os serviços das unidades no estado. “É muito importante receber a visita da equipe do Conselho Nacional do SESI e mostrar nossos resultados. Compartilhando nossas vivências, desafios e avanços, conseguimos unir esforços e evoluir cada vez mais”, afirmou.
Além da Escola SESI AP, a comitiva também visitou o barco-escola do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Samaúma II. Ancorado desde julho deste ano na capital amapaense, a unidade certificou mais de 300 amapaenses nos 13 cursos oferecidos, entre eles: Confeiteiro Industrial, Padeiro, Instalador Hidráulico Residencial, Eletricista Instalador Residencial, Pedreiro, Mecânico de Manutenção de Máquina Industrial, Mecânico de Motocicleta, Mecânico de Motores a Diesel e Operador de Microcomputador.
Ainda pela manhã a comitiva conheceu a estrutura da Unidade Integrada SESI/SENAI – A Banda. A Unidade conta com salas de serviços nas áreas de Educação Continuada, Saúde e Promoção da Saúde. Oferta, ainda, atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia; consultas odontológicas e médicas ocupacionais; audiometria; exames de eletrocardiograma e eletroencefalograma; consultas psicológicas; avaliação nutricional e física, entre outros serviços.
???????A agenda finalizou com a visita à Unidade Integrada SESI/SENAI Santana. Os membros conheceram os laboratórios, projetos voltados à energia solar, elétrica, e demais, que buscam fomentar o desenvolvimento social e industrial na região.