Enfoque pedagógico inovador e estrutura moderna: unidade oferece educação abrangente e diferenciada, preparando alunos do ensino médio para os desafios do século XXI.
Com estratégias de ensino-aprendizagem divididas por áreas do conhecimento, estudantes são incentivados a desenvolver autonomia e senso crítico por meio de uma educação abrangente e diferenciada. A inauguração da unidade Escola SESI de Referência, nesta quarta-feira (16), marcou o início de uma jornada educacional emocionante, oferecendo aos jovens amapaenses uma oportunidade única de aprendizado.
Localizada no complexo SESI Amapá, no bairro do Trem, essa nova escola impressiona pela estrutura moderna e surpreendente, que ocupa uma ampla área de 2.500 m². Com 11 salas de aula temáticas, o espaço é projetado para estimular o envolvimento dos alunos e proporcionar uma imersão completa nas principais áreas do conhecimento.
A superintendente do SESI Amapá, Alyne Vieira, enfatiza que a unidade foi concebida para que os alunos possam acompanhar as transformações na educação de maneira envolvente e imersiva. “Nela, os jovens terão experiências que vão além do aprendizado das disciplinas essenciais do currículo básico. Eles terão meios para desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração”, acrescenta a gestora.
O enfoque pedagógico incorpora cinco pilares do DNA STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), método que proporciona uma educação abrangente, empregando estratégias de ensino-aprendizagem que incentivam a autonomia e senso crítico. A metodologia promove protagonismo aos alunos, para que sejam vetores de solução de problemas e geradores de conhecimento.
Sergio Moreira, Diretor Regional do SESI/SENAI Amapá, destacou que a Escola de Referência oferece uma educação voltada para o futuro. De acordo com Moreira, o SESI entrega uma verdadeira “obra intelectual e acadêmica à comunidade amapaense”, ressaltando o método pedagógico e a qualidade das estruturas físicas da instituição.
Na nova Escola SESI de Referência, os alunos serão encorajados a explorar o processo de aprendizado, com ênfase na investigação, conexão de ideias e criação de possibilidades. Os professores serão os mediadores que motivarão alunos a irem além da teoria, para se apropriar do conhecimento disponibilizado pela equipe pedagógica.
Para o ano letivo de 2024, a escola receberá 640 alunos do ensino médio.