O Serviço Social da Indústria de Mato Grosso (SESI/MT) lançou um programa de estágio para pessoas a partir de 55 anos. Com a iniciativa, o SESI quer encorajar profissionais experientes a voltarem ao mercado de trabalho para contribuirem no desenvolvimento empresarial e com a troca de experiências entre diferentes gerações de colaboradores.
O programa chama-se ‘Um Senhor Estágio’, exclusivo para pessoas matriculadas em um curso de graduação ou pós-graduação. Serão selecionados estudantes nas áreas de Administração, Recursos Humanos, Finanças, Pedagogia, Tecnologia da Informação, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, entre outros.
As oportunidades foram abertas em Cuiabá, Sinop e Rondonópolis, com o total de 12 vagas. Os aprovados receberão bolsas no valor de R$ 1.600,00 e vale transporte. O objetivo é atrair pessoas que estejam no auge do conhecimento técnico, mas têm dificuldades de retornar ao mercado de trabalho.
“Para o SESI/MT esse programa é muito mais do que uma ação de empregabilidade, significa o resgate da autoestima de uma geração que enfrenta diariamente preconceitos relacionados à idade. As pessoas voltam a estudar por muitos motivos, mas os mais comuns são os de continuarem ativas ou realizar um sonho antigo de cursar a graduação. Queremos encorajar essas pessoas, oferecendo uma oportunidade de desenvolvimento profissional, abrindo portas e firmando ainda mais o nosso propósito de inclusão”, ressalta o superintendente regional do SESI/MT, Alexandre Serafim.
Em meio à pandemia, as pessoas com mais de 55 anos foram as mais afetadas pelos desligamentos em massa das empresas. Um levantamento realizado pela Federação das Indústrias do Mato Grosso (FIEMT) aponta que o desemprego atinge a mais de 700 mil pessoas com esse perfil.
Os dados foram apresentados pela gerente executiva de estratégia de pessoas, Cibele Leal, durante a reunião do Conselho Regional. A gerente destacou que o programa ‘Um Senhor Estágio’ fará a inclusão de profissionais experientes ou não em uma oportunidade no mercado de trabalho por meio do estágio não obrigatório. Também incluirá mentoria reversa com jovens aprendizes, desenvolvimento de habilidades digitais e acompanhamento constante, para que os "senhores estagiários" se sintam rapidamente integrados à companhia.
O superintendente executivo do Conselho Nacional do SESI, general Pedro Antônio Fioravante Silvestre Neto, participou da reunião e parabenizou a iniciativa. “Vamos divulgar para que outros Departamentos Regionais possam replicar a ideia. O público alvo do programa agrega não só com experiência de vida, mas como fator de trabalho para a Indústria”, ressaltou.
.