Escola SESI Maruípe é a primeira instituição de ensino a conquistar selo de referência no Espírito Santo

Com mais de 500 estudantes, além do selo de referência, a escola possui alto desempenho no SESI

Por: Luisa Bretas e Vanessa Ramos
01/09/2025 - 18:35
Escola SESI Maruípe é a primeira instituição de ensino a conquistar selo de referência no Espírito Santo
Presidente Fausto Augusto Junior em visita à Escola SESI Maruípe, no Espírito Santo. Foto: Vanessa Ramos/CN-SESI

Localizada na capital do Espírito Santo, a Escola SESI Maruípe, a primeira escola do estado a conquistar o selo Escola SESI de Referência, recebeu, nesta segunda-feira, 1º, a visita do Conselho Nacional do SESI.

A instituição, fundada em 1977, passou por uma atualização e adaptação de sua estrutura e metodologia de ensino, a fim de se adequar aos requisitos de uma escola de referência. Segundo o superintendente do SESI no Espírito Santo, Geferson Santos, o trabalho foi fundamental para o reconhecimento.

“Passamos por um retrofit, revitalizando os espaços e atualizando nossa metodologia. É importante mostrarmos uma de nossas escolas com o selo de referência” disse Santos.

O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, reconheceu os desafios de revitalizar uma escola às vésperas de completar 48 anos de vida.

“A visita ao SESI Maruípe evidencia a força transformadora da educação que aqui se realiza. É uma escola que se tornou referência pela qualidade de seu ensino, pela dedicação dos professores e pelo empenho dos estudantes. Chamou a atenção a atuação em robótica e em música, bem como os resultados obtidos em olimpíadas científicas, que mostram o quanto este trabalho desperta talentos e amplia horizontes."

Para Tatiane Puiati, gerente executiva de Educação e Cultura do SESI-ES, a visita guiada pelos estudantes Valentina, do 4º ano, e Victor, do 5º ano do Ensino Fundamental, evidencia a atuação da escola na formação da autonomia dos alunos.

“Colocar nossos alunos para fazerem a apresentação da escola e dos nossos projetos pedagógicos é simbólico, pois reforça o local do aluno do SESI como protagonista de todo processo de aprendizagem”, comentou Tatiane a respeito da visita guiada.

Áreas de destaque

A Escola SESI Maruípe se destaca por sua prática pedagógica Steam, em que são desenvolvidas as técnicas e áreas de conhecimento voltadas para ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática.

O gerente regional do SESI SENAI em Vitória (ES), Michael Eberle Siemeintcoski, ressaltou a atuação dos alunos na área de robótica, após a conquista de três prêmios na Olimpíada Brasileira de Robótica – etapa Espírito Santo, realizada no último sábado (30).

“A fala dos estudantes demonstra toda a prática pedagógica do SESI, que valoriza tanto as competências socioemocionais, quanto as habilidades técnicas e psicomotoras desenvolvidas ao longo do currículo”, afirmou.

Ele destacou que os jovens “são integrados à comunidade, participam de diferentes atividades, tanto da prática escolar quanto dos contraturnos que são oferecidos”.

Siemeintcoski enfatizou ainda a importância do método como base da formação. “Temos o espaço de robótica, o espaço maker, laboratórios de informática, o empreendedorismo dentro do currículo e valorizamos muito as atividades esportivas. Também realizamos o SESI MiniONU, onde os alunos simulam práticas de respeito e diplomacia inspiradas na ONU”, completou.


Da esquerda para direita: Michael Siemeintcoski, Tatiane Puiati, Fausto Junior, Roberta Moreira e Geferson Santos. Foto: Vanessa Ramos/CN-SESI

Educação e comunidade

A diretora do SESI Maruípe, Roberta Moreira, destacou o papel da escola como referência educacional em uma comunidade carente da Grande Vitória. A unidade atende 519 alunos e é a única escola particular da região.

Segundo ela, a reforma trouxe novos significados para estudantes e famílias. “Passamos por uma reforma para toda a infraestrutura, o que trouxe muita visibilidade para a nossa comunidade. Agora temos uma escola totalmente diferente, o que gera gratidão das famílias, que se sentem cada vez mais valorizadas”, afirmou.

Roberta ressaltou ainda a intensa participação das famílias nas atividades escolares. Em eventos como a Festa da Cultura e a Fenefe – Feira de Empreendedorismo e da Família, a presença chega a reunir até duas mil pessoas. Na Fenefe, os alunos desenvolvem planos de negócio, criam empresas fictícias, calculam investimentos e apresentam produtos ao final do ano letivo.

A unidade também incluiu a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no segundo semestre, com uma turma inicial de 34 estudantes, além do ensino fundamental do 1º ao 9º ano.

Carinhosamente conhecida como “Castelo de Maruípe”, por estar localizada em um morro cuja estrutura vertical se destaca na paisagem, a escola se consolidou como símbolo de pertencimento para a comunidade. “O SESI tem um nome muito forte aqui na região, e a escola é reconhecida como um espaço de acolhimento e participação”, destacou Roberta.

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br