Conselheiros do SESI participam da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Evento marca retomada do debate sobre políticas públicas de saúde ocupacional após 11 anos

Por: Redação - Conselho Nacional do SESI
26/08/2025 - 10:08
Conselheiros do SESI participam da 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Conselheiros do CN-SESI na 5ª CNSTT | Crédito: Divulgação
Conselheiros representantes dos trabalhadores no Conselho Nacional do SESI marcaram presença na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), realizada em Brasília entre os dias 18 e 21 de agosto.
 
O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Ministério da Saúde (MS), marca a retomada de um debate central para a formulação de políticas públicas de saúde ocupacional no país: "Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano", tema desta edição da CNSTT.
 
Após um intervalo de 11 anos desde o último encontro, a conferência foi estruturada em três eixos temáticos principais: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Novas relações de trabalho e seus impactos na saúde; e Participação popular e controle social na saúde dos trabalhadores.
 
Os conselheiros Cida Trajano e Esteliano Neto, ambos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcos Valério e Rogério Aquino, da Força Sindical (FS), e Célio das Neves, da União Geral dos Trabalhadores (UGT), representaram o Conselho Nacional do SESI como convidados na 5ª CNSTT, que reuniu agentes de saúde, usuários, gestores e prestadores de serviço de todo o país.
 
Os participantes da conferência apresentaram e deliberaram propostas voltadas ao fortalecimento de políticas públicas que assegurem o acesso à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Foram discutidos ainda os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19 sobre a saúde dos trabalhadores.
 
Para os conselheiros do SESI, a presença no evento representou uma oportunidade de aprofundar o debate sobre as demandas de saúde dos trabalhadores da indústria e seus familiares, além de ampliar o diálogo social sobre a saúde e bem-estar dos trabalhadores e trabalhadoras, por meio de ações e pautas comuns entre o SUS, o SESI e a representação de trabalhadores.
 
Entre os objetivos da conferência está a possibilidade de debater, propor e deliberar propostas e linhas de ação para fortalecer uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde no SUS. Os conferencistas vão avaliar os impactos de longo prazo da pandemia de Covid-19, inclusive sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora nos próximos anos.
 
A conferência também enfatizou a importância de fortalecer a participação popular e o controle social na saúde dos trabalhadores, incluindo o fortalecimento de estruturas como a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) e os Centros de Referências de Saúde do Trabalhador (Cerest).
 
Atividades complementares e perspectivas futuras
 
Além da programação oficial, a 5ª CNSTT contou com 21 atividades autogestionadas selecionadas. As atividades tiveram início na manhã do dia 18 de agosto em espaços de construção coletiva, compartilhamento de experiências e aprofundamento dos debates em torno da saúde do trabalhador e da trabalhadora no Brasil.
 
Foram abordados temas como riscos psicossociais, enfrentamento ao assédio no trabalho e impactos das mudanças climáticas na saúde dos trabalhadores.
As deliberações da conferência servirão como base para a formulação de diretrizes nacionais que orientarão as ações governamentais em todas as esferas da federação.

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br