O Encontro Nacional de Comunicadores do Sistema Indústria reuniu, nos dias 19 e 20 de agosto, profissionais de todo o país na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília. Realizado em formato híbrido, o evento trouxe debates sobre branding, reputação, mídias sociais, diversidade e o uso da inteligência artificial na comunicação institucional.
A realização do evento é uma iniciativa do Sistema Indústria, que contou com o apoio do Conselho Nacional do SESI, para reunir os profissionais de comunicação das federações dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, promovendo um ambiente de debates, trocas de experiências e aprendizados dentro do sistema.
A mesa de abertura contou com a presença de Cid Vianna, diretor Corporativo da CNI, André Curvello, diretor de Comunicação do Sistema Indústria, e Vanessa Ramos, gerente de Comunicação do Conselho Nacional do SESI.
Para o diretor de Comunicação da CNI, André Curvello, o encontro marca um momento de oportunidade de alinhamento e aprendizado.

Foto: Gilberto Sousa/CNI
“Este evento é resultado do esforço conjunto da equipe de comunicação Nacional com as federações estaduais. Desde o início, o foco foi claro: construir este encontro em sintonia com os estados”, e continuou, “fortalecer a comunicação regional é fortalecer o Sistema Indústria”.
Em seguida, o diretor Corporativo Cid Vianna ressaltou como a aproximação entre todos os estados é fundamental para criar e fortalecer as convergências.
“Essa aproximação é extremamente necessária para alcançar convergências e narrativas de comunicação que precisamos. Temos desenvolvido um trabalho muito estreito com as demais diretorias e entendemos que fazemos parte do negócio da comunicação”, afirmou o diretor.
A gerente de Comunicação do Conselho Nacional do SESI, Vanessa Ramos, destacou que “a memória é sempre uma narrativa”, ao citar o filósofo francês Paul Ricoeur. Segundo ela, é pelo ato de contar que lembranças se convertem em história e em identidade. “Não há identidade sem memória”, reforçou.
Nesse sentido, relacionou o papel da comunicação no Sistema Indústria à preservação da memória institucional, lembrando que cada projeto realizado hoje se transforma em referência para o futuro. Para ela, “comunicar não é apenas relatar fatos presentes, mas produzir a memória de amanhã”, disse.
Em seguida, a gerente ressaltou projetos estratégicos em andamento no Conselho Nacional do SESI, como as comemorações pelos 80 anos da instituição, em 2026, o programa Conexão SESI e a realização da 1ª Corrida Nacional do SESI.
Comunicação como caminho estratégico
O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, reforçou em sua intervenção a relevância da comunicação integrada para fortalecer a imagem do Sistema Indústria e aproximar a entidade da sociedade.

Foto: Gilberto Sousa/CNI
“Comunicar bem não é apenas uma habilidade, é uma responsabilidade que fortalece lideranças e constrói confiança. A comunicação aproxima, inspira e movimenta ideias. E ela é essencial, não só nos momentos de crise, mas em todos os momentos em que a clareza e o diálogo fazem a diferença”, pontuou Alban.
A programação do dia 19 incluiu os painéis Branding e Reputação, com Ricardo Sapiro (Touch Branding) e Alexandre Loures (FSB Holding); Mídias sociais e influenciadores digitais, com representantes do TikTok e do LinkedIn; e Crise em tempo real, com especialistas como Rosangela Florczak (PUC-RS) e João José Forni (Comunicação & Crise).
Também foram apresentados cases de comunicação, como Indústria em Rede, com Beatriz Seixas (Findes), e Rota FIERGS, com Nilson Vargas. O dia foi encerrado com o painel sobre diversidade, que discutiu práticas de inclusão e comunicação nos estados, com participação de Marcelo Ramos (SENAI Cetiqt), Anna Brandão (Sistema Indústria) e Ana Rosa Fagundes (Fiemt).
Transformação contínua da comunicação
No dia 20, a programação foi dedicada às inovações tecnológicas e novos formatos de diálogo. Pela manhã, Bruno Rodrigues, pesquisador da Unirio e especialista em conteúdo da CNseg, conduziu a oficina sobre Inteligência Artificial e novos formatos para a Comunicação, mediada por Tiago Santos.
Para o diretor de Relações Institucionais da CNI, Roberto Muniz, a comunicação é uma peça fundamental da estratégia de negócio. “A comunicação tem que estar no centro da estratégia. Ela mobiliza pessoas para dentro e para fora. Eventos como este fortalecem e nos fazem entender que a comunicação é a rede condutora da estratégia”, afirmou.
O painel seguinte apresentou a experiência de transformação digital da Prefeitura do Recife, com Rafael Marroquim, sob moderação de Alessandra Glerian.
Em seguida, foram expostos três cases: o projeto Nordeste Forte, com Pollyane Mendes (FIEPB); a reformulação da comunicação interna do Sistema Fiepa, com Adriana Ferreira; e a Campanha de prevenção de acidentes de trabalho do Fiea, com Noah Verde e Luiza Barreiros. A mediação foi de Guilherme Queiroz, gerente de Comunicação Integrada do Sistema Indústria.

Foto: Gilberto Sousa/CNI
E, finalizando a agenda dos dois dias de encontro de comunicadores, à tarde, os participantes realizaram visita técnica ao SESI Lab, espaço que conecta arte, ciência e tecnologia, com programação multidisciplinar orientada à inovação e acessível a todos os públicos.