Os estudantes do SESI das equipes Alpha (SC), Gear One (ES) e Hyoku (ES), campeãs brasileiras da Stem Racing (antiga F1 in Schools), receberam nesta sexta-feira, 1º de agosto, um certificado conjunto do Conselho Nacional do SESI e do Instituto Ayrton Senna, reconhecendo sua trajetória educacional de excelência.
A homenagem incluiu também um boné azul com o emblema Nacional, igual ao modelo oficial usado por Ayrton Senna, reconhecido como símbolo de determinação e orgulho brasileiro.
O gesto conecta passado e futuro: o ícone do automobilismo que projetou o Brasil para o mundo e defendeu sua nação nas pistas agora inspira uma nova geração de jovens protagonistas em ciência e tecnologia que, em setembro, representarão o país na etapa mundial da Stem Racing, em Singapura.
O evento marcou a 6ª edição da Roda de Conversa “O Conselho Quer Ouvir”, realizada na sede do Instituto Ayrton Senna, em São Paulo. Além da entrega simbólica, o encontro promoveu uma manhã de escuta e troca de experiências, na qual os estudantes compartilharam trajetórias, desafios e aprendizados construídos ao longo do projeto de robótica educacional do SESI.

Estudantes compartilham suas experiências durante roda de conversa em São Paulo. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, professor e sociólogo, reforçou o compromisso da instituição em aproximar os jovens de iniciativas tecnológicas e de alto impacto educacional.
“O SESI investe em inovação e tecnologia na educação de nossos alunos. Ter essas equipes nos representando no campeonato mundial evidencia a dedicação e o aprendizado que eles tiveram. Aproximar os jovens de mais iniciativas tecnológicas e de conhecimento é o nosso compromisso”, afirmou.
O vice-presidente do Instituto Ayrton Senna, Ewerton Fulini, destacou a relevância da parceria para o estímulo à educação de qualidade e à formação de talentos. “É um prazer para nós, do Instituto Ayrton Senna, receber esses alunos talentosos dentro dessa parceria, mostrando o poder da educação, que transforma vidas e leva o Brasil para o topo do pódio. Essa parceria entre SESI e Instituto se conecta com o sonho do Ayrton de levar uma educação de qualidade para todos e fazer com que milhares de jovens cruzem sua própria linha de chegada”.
Durante a visita, os estudantes ainda percorreram os espaços da sede do Instituto Ayrton Senna, em Pinheiros, e tiveram contato com parte do acervo histórico do tricampeão, incluindo um carro original utilizado por Senna na Fórmula 1, capacetes icônicos e outros itens que marcaram sua trajetória no automobilismo mundial.

Alunos do SESI de SC e do ES conhecem exposição no Instituto Ayrton Senna - Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
A experiência aproximou os jovens do sonho do piloto e reforçou o vínculo entre a história do esporte e a formação de novas gerações em ciência e tecnologia.
"Quando Ayrton Senna conquistava o mundo, eu era um jovem que, como milhões de brasileiros, sonhava com aquele Brasil que acelerava nas pistas. Hoje, com mais idade e experiência, caminhar pelos corredores do Instituto e ver esses estudantes vestindo o boné azul do Nacional me faz sentir que o sonho continua, mas agora é deles, com ciência, tecnologia e trabalho em equipe levando o país para o futuro", disse Fausto.
Voz dos estudantes
A estudante Sofia Scarsi, da equipe Alpha, destacou o impacto do projeto na formação pessoal e profissional.
“Integrar a equipe Alpha é um privilégio enorme. Nossa história mostra muita dedicação e trabalho em equipe. Ganhar o 1º lugar no nacional foi uma vitória para todos que já passaram pela equipe, e agora queremos mostrar o melhor do Brasil no mundial”, afirmou.

Integrantes da equipe Alpha recebem boné azul, modelo usado por Ayrton Senna. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Líder da Gear One, Pietra Perrone Palha explicou a escolha do carro Lotus e o significado do projeto para a equipe.
“A Lotus representa ousadia e superação, valores que buscamos refletir em cada detalhe do nosso projeto. Assim como Senna, queremos ser memoráveis”, disse.
Do time Hyoku, Júlia dos Santos Viqui reforçou a transformação proporcionada pela experiência.
“Entrar na equipe foi mergulhar em um universo novo, cheio de desafios e aprendizados. Conquistar o 3º lugar no Festival SESI de Educação e agora representar o Brasil no mundial é uma recompensa enorme e uma grande responsabilidade”, afirmou.

Integrantes da equipe Hyoku conquistaram o 3º lugar no campeonato nacional e representam o Brasil no mundial. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Potencial da juventude
O superintendente do SESI e SENAI de Santa Catarina, Fabrízio Machado Pereira, celebrou o desempenho da equipe Alpha e o protagonismo dos estudantes na etapa internacional.
“Essa conquista é reflexo de um trabalho consistente, que valoriza a criatividade, o espírito de equipe e o pensamento científico. A equipe Alpha é motivo de orgulho para Santa Catarina e para o Brasil. Representar o país em Singapura é uma oportunidade que nasce da combinação entre dedicação dos alunos, apoio das famílias e um projeto pedagógico que acredita no potencial da juventude”, afirmou.
Para o gerente de Educação Básica e Cultura do SESI Santa Catarina, Thiago Korb, o resultado das equipes comprova o impacto da robótica integrada ao projeto pedagógico.
“No SESI, a robótica educacional não é tratada como algo à parte. Ela está integrada ao projeto pedagógico e desenvolve competências do século XXI, como criatividade, resolução de problemas e trabalho em equipe. Essa conquista mostra consistência e muita dedicação no nosso trabalho por uma educação de excelência”, ressaltou.
O superintendente do Sesi e diretor regional do Senai no Espírito Santo, Geferson Santos, afirmou que a participação dos estudantes nas competições de robótica e a visita ao Instituto Ayrton Senna representam um avanço na consolidação da proposta pedagógica baseada na metodologia Steam — que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
“Estamos felizes em ver esse projeto se concretizando no Espírito Santo, com foco cada vez maior na metodologia Steam. Nossos jovens precisam ter acesso a experiências globais, contato direto com ciência e tecnologia, e, também, desenvolver competências sociais e emocionais de forma integrada”, afirmou.

Integrantes da equipe Gear One competirão com o modelo do carro Lotus no mundial em Singapura. Foto: Ayrton Vignola/Fiesp
Para Santos, os resultados alcançados refletem o compromisso da instituição com a formação integral. “As competições de robótica proporcionam tudo isso de forma sofisticada. Ver nossos alunos se destacando e representando o Brasil em um contexto internacional é motivo de orgulho. É a confirmação de que estamos no caminho certo, realizando um trabalho que transforma vidas e impulsiona os negócios para o desenvolvimento do Espírito Santo.”
Parcerias em São Paulo
Existem importantes parcerias entre o SESI São Paulo e o Instituto Ayrton Senna voltadas ao fortalecimento da educação pública no estado. As iniciativas incluem programas estruturantes como o Programa Alfabetização Responsável (PAR), para formação continuada de professores e gestores dos anos iniciais, e o Gestão Nota 10 (GN10), que qualifica a gestão escolar e das secretarias de educação.
Em 2025, essa cooperação foi ampliada com a adesão ao programa Alfabetiza Juntos SP, do Governo do Estado de São Paulo, levando ações formativas e ferramentas de monitoramento a todos os 645 municípios paulistas. As frentes de atuação incluem formação presencial e a distância, produção de materiais pedagógicos, certificação conjunta, uso da Plataforma Farol para análise de dados e apoio técnico às redes municipais.
“O SESI tem orgulho de contribuir com a educação pública por meio de parcerias que geram impacto real na aprendizagem. Projetos como o Stem Racing mostram o quanto nossos jovens podem alcançar quando têm acesso a uma formação de qualidade, inovadora e desafiadora. Ver estudantes do Espírito Santo e de Santa Catarina se preparando para representar o Brasil em Singapura é inspirador. Isso reafirma o papel transformador da educação e o quanto iniciativas como essa mobilizam competências fundamentais para o futuro", afirmou Alexandre Pflug, superintendente do SESI.
Sobre a STEM Racing
Criada em 2019, a STEM Racing (antiga F1 in Schools) desafia estudantes de 9 a 19 anos matriculados em escolas SESI a criar escuderias e desenvolver carros de Fórmula 1 em miniatura, em uma competição que reproduz desafios reais do automobilismo, da concepção do carro à disputa nas pistas.
Mais do que velocidade, o torneio exige planejamento, marketing, patrocínio, plano de negócios e presença digital. Cada equipe também desenvolve um projeto social, que pode ser critério de desempate. O programa integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (Steam), preparando jovens para os desafios do futuro.
Sobre o Conselho Nacional do SESI
O Conselho Nacional do SESI nasceu em 1946. É o órgão que fiscaliza e articula os Departamentos Regionais do SESI em todo o país, atuando na promoção da qualidade de vida, saúde, educação e inovação para trabalhadores da indústria e suas famílias.
Com sede em Brasília, o Conselho apoia e coordena projetos nacionais, fomenta parcerias estratégicas e contribui para o desenvolvimento social e econômico do Brasil por meio da educação e do fortalecimento do setor industrial.
Sobre o Instituto Ayrton Senna
Fruto do sonho do tricampeão mundial de Fórmula 1, o Instituto Ayrton Senna é um centro de inovação que busca acelerar a qualidade da educação pública no país. Fazemos isso por meio de pesquisa e inovação, implementação de programas educacionais e contribuição com políticas públicas. Realizamos parcerias com redes de ensino públicas em todo o Brasil para promover alfabetização, melhoria da aprendizagem, desenvolvimento das habilidades socioemocionais e gestão educacional. Em todos eles, trabalhamos com diagnósticos, formação de educadores e gestores, estabelecimento de metas, monitoramento de indicadores e oferecendo ferramentas e materiais educacionais para serem utilizados em sala de aula.
Ao longo de nossa atuação, o Instituto já realizou mais de 39 milhões de atendimentos a crianças e jovens em cerca de 3 mil municípios. Diante dos desafios socioambientais de hoje, acreditamos que transformar vidas por meio da educação seja um caminho essencial para a construção de um país mais justo e um futuro mais sustentável para todos e todas.
(Matéria realizada com colaboração de Bruna Serafim Moura - Instituto Ayrton Senna)