Complexo com inovadora iniciativa educacional vai abrigar 1.800 estudantes em Diadema

Representantes do Conselho Nacional do SESI e SESI-SP visitaram obra em andamento e projetos educacionais do município

Por: Robson Gomes
07/11/2023 - 20:32
Complexo com inovadora iniciativa educacional vai abrigar 1.800 estudantes em Diadema
Foto divulgação

Importantes iniciativas educacionais na área da educação de Diadema (SP) receberam a visita de Wagner Pinheiro, superintendente-executivo, e Alexandre Antônio da Silva, gerente de projetos do Conselho Nacional do SESI. O encontro com gestores e educadores do município ocorreu nesta terça-feira (7) e contou com a presença de Alexandre Ribeiro Meyer Pflug, superintendente do SESI-SP.

 
Os representantes do SESI foram recebidos pelo prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, que apresentou o Centro de Formação Carlos Kopcak e o Quarteirão da Educação à equipe. Este último, um complexo educacional em construção que vai integrar as áreas de educação, esporte, lazer e cultura em um espaço de 25 mil metros quadrados. A estrutura funcionará em um prédio onde serão instaladas salas de aula, quadras esportivas, piscina, teatro, salas de ginástica e espaços de convivência.
 
Estima-se que mais de 1.800 estudantes deverão ser atendidos no local, abrangendo crianças de 0 a 3 anos; alunos e alunas do ensino fundamental até o 8º ano; e jovens e adultos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A previsão é de que as obras do Quarteirão da Educação sejam concluídas em junho de 2024, o que representará um grande avanço para a educação do estado de São Paulo.
 
Os representantes do Conselho Nacional do SESI concluíram que o projeto Quarteirão da Educação está bem integrado com a comunidade. Será, de acordo com os visitantes, um inovador equipamento educacional multidisciplinar com inserção social, iniciativa que converge com a missão do Serviço Social da Indústria.
 
“Ficamos impressionados com o Quarteirão da Educação, uma estrutura magnífica. O prefeito José de Filippi Jr. sugeriu que o SESI faça parte desse projeto ao ser concluído, em uma parceria com a unidade de São Paulo. O SESI-SP, por sua vez, representado aqui pelo Alexandre Pflug, vai estudar essa possibilidade, o que muito nos alegra”, informou o superintendente-executivo do CNSESI, Wagner Pinheiro.
 
Ainda nesta terça, a comitiva teve a oportunidade de conhecer o Centro de Formação Carlos Kopcak, um núcleo de orientação para estudantes que oferece diversos serviços a alunos e alunas da cidade, tais como: orientação vocacional, cursos gratuitos de idiomas, mentorias, orientações para estudos, curso pré-vestibular, orientação profissional, acesso ao centro de mídias e biblioteca afro-indígena.
 
O Centro Carlos Kopcak também fornece aos alunos da cidade de Diadema aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), para o polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e para as Universidades Virtuais do Estado de São Paulo (Univesp).  O SESI-SP é parceiro do Centro Carlos Kopcak no projeto Maker, de informática e construção de protótipos para impressão em impressora 3D.
 
Os visitantes assistiram ainda a uma aula teste com estudantes do Programa Adolescente Aprendiz e visitaram a Fundação Florestan Fernandes. O presidente da instituição, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, acompanhou toda a agenda da comitiva em Diadema.
 
A prefeitura de Diadema, o SESI-SP, o Conselho Nacional do SESI e a Fundação Florestan Fernandes unem esforços para fortalecer ações voltadas à educação. O Quarteirão da Educação de Diadema tem potencial para se tornar uma referência no país e para transformar a maneira como os estudantes se relacionam com a educação, oferecendo infraestrutura de qualidade em um espaço amplo e inovador.  Essa visita dos representantes do SESI a Diadema resulta de uma reunião que ocorreu entre o presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, e o prefeito José de Filippi Júnior.
 
Além do prefeito e dos representantes do SESI, integraram a comitiva: a Secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches; o Secretário de Governo de Diadema, Deivid Couto; Mario Sergio Quaranta, diretor do SESI ABCDM/SP; Rubens Filho, Coordenador Pedagógico; e a Diretora de Departamento de Educação Popular, Evellyn Daniel.
 
 
 
 

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br