O diagnóstico precoce do câncer de próstata é o mote da campanha Novembro Azul, iniciativa para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente na população masculina em todas as regiões do país. É também a segunda causa de morte por câncer entre os homens.
Estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indica que ocorrerão cerca de 71,7 mil novos casos por ano no triênio 2023-2025. No entanto, quando diagnosticado precocemente, as chances de sucesso no tratamento são promissoras.
A prevenção é um dos pilares fundamentais na luta contra o câncer de próstata. Por isso, é recomendado que os homens realizem um acompanhamento médico de rotina ao longo da vida. O diagnóstico da doença é feito por meio do exame de toque retal e do exame de Antígeno Prostático Específico (PSA). Caso sejam encontradas alterações nestes exames, é necessária a realização da biópsia.
É essencial que os homens fiquem atentos a possíveis sinais de alteração na saúde da próstata e procurem uma unidade de saúde, caso apresentem os seguintes sintomas: dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, presença de sangue na urina. Além disso, alguns fatores de risco devem ser considerados, como a idade, histórico familiar e sobrepeso e obesidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) destaca ações e mudanças de hábitos que auxiliam na redução dos fatores de risco. Entre eles, estão o controle do tabaco, a prevenção ao uso de álcool, a prática regular de atividades físicas, a adoção de uma alimentação saudável, o combate ao sedentarismo e à obesidade.
O Novembro Azul proporciona uma oportunidade para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e busca incentivar a adoção de hábitos saudáveis que podem ajudar na redução dos riscos. É fundamental que os homens tenham acesso às informações, quebrem tabus e se sintam encorajados a cuidar da sua saúde de forma integral, incluindo a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Lembrando que a melhor maneira de obter orientações e informações mais específicas é sempre consultar um médico especialista. Homem, procure seu médico, ou uma unidade de saúde para fazer seu exame. Um toque pode salvar sua vida.