O presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI), Vagner Freitas, encerrou a semana passada cumprindo uma agenda importante em São Paulo. Freitas teve discussões produtivas sobre educação e cultura com os prefeitos José Saud, de Taubaté, e José de Filippi Júnior, de Diadema.
Na última sexta-feira (20), durante uma conversa com o prefeito de Taubaté, José Saud, e o prestigiado produtor cultural Wanderson Eller, ex-produtor da cantora Cássia Eller, Vagner Freitas ressaltou a relevância do encontro. Ele explicou que considera a cultura e a educação vetores de crescimento fundamentais para o Brasil. O presidente do CNSESI ressaltou ainda que é imprescindível o apoio às artes.
Segundo o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), a indústria é responsável por 40% de toda a arrecadação de impostos do município de Taubaté. José Saud, prefeito da cidade, expressou sua gratidão pela atenção de Vagner Freitas ao município, ressaltando a importância de se discutir cultura.
Na reunião, também esteve presente Wanderson Telles, produtor cultural. Eles discutiram a formatação de projetos e programas voltados para a cultura, com o apoio do SESI. Telles destacou que a cultura e a educação são fundamentais para o país e lamentou que tenham sido negligenciadas nos governos anteriores. Para ele, este é o momento de elevar a cultura brasileira ao patamar mundial.
Diadema
Diadema conta com um importante polo industrial com 5.032 indústrias instaladas, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do município (Sedet).
Sobre as demandas da cidade, o prefeito José de Filippi Júnior, acompanhado de Manoel Eduardo Marinho, presidente da Fundação Florestan Fernandes, discutiu ainda na sexta-feira (20) com Vagner Freitas projetos para educação e cultura no município e o desejo de construir uma Faculdade SESI em Diadema.
Filippi Júnior detalhou ainda outros programas, incluindo o conceito do Quarteirão da Educação, um complexo educacional em construção com 12,5 mil metros quadrados e inauguração prevista para 2024, com capacidade para abrigar 1.800 estudantes.
O encontro entre Vagner Freitas, os prefeitos de Taubaté e Diadema, e os representantes culturais e educacionais foi de extrema importância para incentivar o fomento e ampliação do acesso à cultura e educação no estado de São Paulo. Com essa iniciativa, o CNSESI reforça seu comprometimento em apoiar iniciativas para impulsionar o desenvolvimento do Brasil por meio desses setores fundamentais.
"O SESI é uma casa de cultura. Queremos um país que fomente artes, não armas. A cultura é muito importante para a construção de um país", concluiu Vagner Freitas, presidente do Conselho Nacional do SESI.