Dando prosseguimento aos compromissos no Estado do Ceará, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, esteve no Museu da Indústria e na Escola SESI Centro. O presidente considerou exemplar o trabalho conjunto do SESI e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) do Ceará na educação fundamental, ensino médio e qualificação profissional, destacando a importância de formar cidadãos capacitados: "Temos que ajudar a melhorar o tecido social". Ele também falou sobre a importância de discutir a ampliação dos serviços oferecidos pelo SESI para a sociedade.
Freitas conheceu o Museu da Indústria em Fortaleza ainda na terça-feira (17). O museu preserva memórias de 500 anos de história do desenvolvimento industrial no Ceará. Com mais de 2 mil metros quadrados, divididos em diversos espaços, o Museu da Indústria se mantém atualizado com as demandas da inovação, tecnologia e conhecimento.
A Escola SESI Centro foi visitada por Vagner Freitas nesta quarta-feira (18). Trata-se de uma instituição que se destaca por sua abordagem inovadora no processo pedagógico. A escola estimula os alunos a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias, utilizando os cinco elementos do DNA STEAM (investigar, descobrir, conectar, criar e refletir) no centro do ensino.
A instituição oferece Ensino Fundamental e Ensino Médio, com uma composição curricular diversificada que combina disciplinas tradicionais com disciplinas inovadoras, como Robótica, Empreendedorismo e Educação para Valores. A abordagem proporciona aos estudantes uma formação integral, permitindo que eles se apropriem das diferentes áreas de conhecimento.
Em uma entrevista concedida ao programa "Povo na Rádio", da Rádio CBN Ceará FM, Vagner Freitas destacou o potencial de desenvolvimento econômico do estado, respaldado pelo desempenho da indústria local. Freitas abordou temas como a agenda energética, com ênfase nos incentivos para a produção de energia limpa por meio do hidrogênio verde, bem como a importância da reforma tributária para alavancar a indústria e consolidar o Brasil como uma das maiores potências econômicas mundiais.
O presidente do Conselho Nacional do SESI foi questionado pelos jornalistas sobre o cenário político brasileiro. Em resposta, enfatizou a necessidade de o Congresso Nacional priorizar uma pauta econômica voltada para o desenvolvimento, visando geração de emprego e renda.
A visita de Vagner Freitas ao Ceará ressaltou o potencial econômico do estado e a importância da educação, inovação, preservação cultural e de investimentos em produção de energia limpa para o desenvolvimento. A parceria entre a FIEC, SESI e SENAI tem desempenhado um papel importante na formação de cidadãos qualificados e na preparação da indústria cearense para os desafios do futuro.
Para Vagner Freitas, o Estado do Ceará é um protagonista de peso na sociedade brasileira, que contribui significativamente para o progresso do país como um todo. O presidente do Conselho Nacional do SESI reconheceu o potencial do Ceará como um exemplo a ser seguido, não apenas no setor empresarial, mas também nos esforços coletivos do Sistema Indústria. Ele ressaltou o compromisso em colher as melhores práticas e nacionalizá-las, para que mais pessoas possam se beneficiar dos avanços alcançados.
Vagner Freitas se mostrou impressionado com a dinâmica da atuação da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), em parceria com a indústria cearense. “O Ceará tem mais de 14.500 indústrias, focadas na modernização e digitalização, mas também com a preocupação em preservar e gerar empregos”, observou Freitas.
Com abordagem colaborativa e visão de compartilhamento de conhecimento e experiências bem-sucedidas, Vagner Freitas reafirmou o seu compromisso em ajudar com o progresso do Ceará e do Brasil como um todo, integrando parceiros para gerar desenvolvimento econômico perene e melhorias para toda a população.
Com a ajuda da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, o estado caminha para se tornar uma referência econômica no cenário nacional, estimulando o progresso e a geração de empregos no Nordeste brasileiro. "Em breve, o Ceará estará entre os dois ou três estados mais economicamente desenvolvidos do Brasil", concluiu o Presidente do Conselho Nacional do SESI.
Além do presidente Ricardo Cavalcante, Vagner Freitas esteve acompanhado da Gerente de Planejamento, Gestão e Fiscalização do CNSESI, Fanie Ofugi Rodrigues Miranda; do Coordenador Planejamento Gestão e Fiscalização do CNSESI, Ricardo Jorge de Melo; do superintendente Regional do SESI-CE e diretor Regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda; do superintendente de Relações Institucionais da FIEC, Sérgio Lopes; e do assessor Especial da Diretoria do Senai Ceará, Felipe Barros Leal.