O cuidado é o ano todo!
A prevenção salva vidas. Um em cada três casos pode ser curado se descoberto logo no início.
No mês de outubro, o mundo se veste de rosa para apoiar uma causa importante: a conscientização sobre o câncer de mama. Com dados preocupantes divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), é fundamental disseminar informações para que todas as mulheres estejam alertas sobre a doença.
O Outubro Rosa é uma campanha internacional que busca sensibilizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. De acordo com o INCA, o câncer de mama é o segundo mais comum no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele. É a principal causa de mortes por câncer entre mulheres.
Em mais de 90% dos casos, a manifestação mais evidente do câncer de mama é um caroço (nódulo) endurecido, fixo e geralmente indolor. No entanto, outras alterações merecem atenção, como: mudanças no bico do peito (mamilo), pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço, saída espontânea de líquido pelo mamilo e pele da mama avermelhada, retraída ou semelhante à casca de laranja.
Especialistas indicam que embora o autoexame seja uma prática essencial, ele não substitui o exame clínico realizado por profissionais de saúde. Muitas vezes, o câncer de mama pode ser assintomático e o autoexame não é capaz de identificar tumores menores que 1 centímetro. Portanto, a mamografia é fundamental, especialmente para mulheres acima de 40 anos.
Outubro Rosa: Uma campanha internacional de conscientização
O Outubro Rosa surgiu no início da década de 1990 pela fundação norte-americana Susan G. Komen for the Cure e se tornou uma campanha internacional pelo controle do câncer de mama. No Brasil, por meio da Lei nº 13.733 de 2018, foi instituído o Mês de Conscientização sobre o Câncer de Mama, o Outubro Rosa, período em que uma série de atividades são desenvolvidas para conscientizar a população sobre a doença.
Engajado, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, considera essencial a promoção de ações nas corporações públicas e privadas. “É importante que as empresas alertem as funcionárias e funcionários para a importância da prevenção. O Brasil não pode perder vidas, sobretudo de mulheres. Nós precisamos de prevenção. Estamos aqui para divulgar essa importante campanha”, assinalou Freitas.
O objetivo principal da campanha é informar e empoderar as mulheres, incentivando-as a conhecerem seu próprio corpo, realizarem o autoexame e a procurarem orientação médica para exames clínicos e mamografias regulares.
O câncer de mama é uma doença séria e sua prevenção e diagnóstico precoce são fundamentais para salvar vidas. O cuidado é o ano todo! Juntos, podemos fortalecer essa campanha e contribuir para a saúde e bem-estar de todas as mulheres brasileiras.