Atendendo orientação do presidente Vagner Freitas, o superintendente-executivo e o gerente de projetos do CNSESI visitam local com hotel e escola para avaliar possibilidade de cooperação entre as duas entidades
A Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE) quer aliança com o Centro de Atividades do Serviço Social da Indústria (SESI) em Presidente Epitácio (SP), para revigorar a estrutura náutica daquela unidade utilizando os recursos disponíveis na região.
Nos dias 21 e 22, durante uma visita ao Centro de Atividades Carlos Cardoso A. Amorim, o superintendente-executivo do Conselho Nacional do SESI, Wagner Pinheiro, e o Gerente de Projetos, Alexandre Antonio da Silva, conheceram a estrutura que inclui um hotel e uma escola. A visita teve como objetivo realizar uma avaliação técnica preliminar para explorar os espaços náuticos e as áreas de pesca.
Os representantes do CNSESI se reuniram com Regis Portari, diretor-geral da CBPE; Sidnei Junqueira, diretor do Centro de Atividades (DCAT/SESI-SP) de Presidente Epitácio e Presidente Prudente; Wagner Selbac, coordenador de Qualidade de Vida do CAT/SESI de Presidente Epitácio; Jeferson Sakai, gerente de Qualidade de Vida do SESI-SP; e Osvaldo de Oliveira Neto, da CBPE. No encontro, discutiram sobre as possibilidades para a formalização da cooperação e parceria, após análise técnica de viabilidade.
Sidnei Junqueira, diretor dos centros de atividades do SESI de Presidente Epitácio e Presidente Prudente avalia que há possibilidade de uma cooperação mútua promissora. “A visita foi muito proveitosa. Acredito muito que possamos, com o apoio do Conselho Nacional, seguir com boas parcerias junto à Confederação Brasileira de Pesca Esportiva. Ficamos muito felizes em receber a todos e estamos de portas abertas”, concluiu Junqueira.
O gerente de projetos do CNSESI, Alexandre da Silva, expressou sua satisfação com a visita, ressaltando que ambas as partes puderam expor suas possibilidades, necessidades e exigências, alinhadas com suas normas internas. A visita marca o início de uma possível parceria entre o SESI Presidente Epitácio e a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, com o apoio do Conselho Nacional do SESI.
A equipe da CBPE afirmou que a iniciativa tem o potencial de agregar valor significativo às duas instituições. Regis Portari, diretor-geral, acredita que a implementação eficiente da prática de pesca esportiva pode tornar o SESI de Presidente Epitácio uma referência do turismo e da pesca ambientalmente sustentável. Ele acredita que é alto o potencial de retorno para a sociedade e para o SESI como um todo. Ainda de acordo com Portari, a parceria com o SESI pode “consolidar a pesca esportiva como o segundo esporte mais praticado no Brasil” e fazer daquela unidade “um polo de incentivo ao turismo”.
A parceria tem escopo na divulgação e promoção da pesca esportiva, a educação ambiental, sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Em uma área de 330.000 m², o Centro de Atividades do SESI de Presidente Epitácio é margeado pelo Rio Paraná. A área construída conta com instalações ideais para a prática de esportes, lazer, cursos e treinamentos.
Embora defenda que a viabilidade da proposta requeira análise cuidadosa, o superintendente do CNSESI, Wagner Pinheiro, entende que estabelecer parcerias estratégicas, com adoção de práticas sustentáveis, ajudará a impulsionar o desenvolvimento econômico local, preservar o meio ambiente e promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade dentro da comunidade pesqueira.