Presidente do Conselho Nacional do SESI e Ministra da Mulher se esforçam para promover a igualdade e o empoderamento feminino
Um novo esforço está em andamento para fortalecer a posição das mulheres na sociedade brasileira. O presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, e a Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, se reuniram nesta segunda-feira (31/7) para estabelecer uma parceria que envolve capacitar e empoderar as mulheres por meio da educação e combate à misoginia.
Com um olhar atento para a promoção da igualdade de gênero, o SESI tem como objetivo oferecer oportunidades educacionais para todas as pessoas, sem preconceito, avalia Vagner Freitas. Reconhecendo a importância da formação no desenvolvimento do país, Cida Gonçalves ressaltou que a conquista de um "novo Brasil", com novos valores, cultura e comportamentos, só poderá ser realizada por meio da Educação.
Uma das propostas discutidas durante a reunião foi a integração da expertise do SESI em Educação básica à logística e metodologia da Casa da Mulher Brasileira. Conhecida por fornecer serviços especializados para diferentes formas de violência contra mulheres, a Casa da Mulher Brasileira é um importante ponto de apoio psicossocial, contando com delegacia, Juizado, Ministério Público e Defensoria Pública. Além disso, ela promove autonomia econômica, oferece cuidado às crianças, alojamento temporário e apoio logístico para transporte.
A proposta é que, por meio dessa parceria, as mulheres tenham a oportunidade de se capacitar, aumentando suas chances no mercado de trabalho e conquistando maior autonomia e igualdade na relação com os homens. A ideia é que o SESI ofereça sua expertise educacional, ao mesmo tempo em que se fortalece os mecanismos de acolhimento e suporte para mulheres vítimas de violência.
Vagner Freitas reforçou seu compromisso em empenhar todos os esforços necessários para concretizar uma parceria o mais rápido possível. Para além do aprimoramento do acolhimento às vítimas, ele destacou a importância de conscientizar os homens sobre os homens do machismo e da misoginia, buscando uma mudança de atenção que promova uma sociedade mais justa e igualitária.
Essa nova parceria, que busca capacitar as mulheres e combater a misoginia, representa um importante passo na direção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Ao unir forças, o Conselho Nacional do SESI e o Ministro da Mulher visam promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres, contribuindo para a consolidação de um Brasil com oportunidades e valores renovadores.
Participaram da reunião Rosane da Silva - Secretária Nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados, e Edson Campos, Chefe de Gabinete do Conselho Nacional do SESI.