Sintonia entre industriais e governo marca a 211ª reunião do CNSESI

Ministro da Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin, reafirma compromisso do governo com o desenvolvimento do setor industrial.

Por: Robson Gomes
25/07/2023 - 11:21
Sintonia entre industriais e governo marca a 211ª reunião do CNSESI
Foto: Roberto Ferreira
Ministro da Indústria, Comércio e Serviços, vice-presidente Geraldo Alckmin, reafirma compromisso do governo com o desenvolvimento do setor industrial.
 
Na 211ª reunião do Conselho Nacional do SESI, realizada nesta segunda-feira (24), destacou-se a harmonia entre os industriais e o governo, evidenciada pela presença do vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. O encontro fortalece a parceria entre ambos e reafirma o compromisso do governo com o desenvolvimento da indústria nacional.
 
O presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, ressaltou a importância da indústria na promoção do desenvolvimento. Durante seu discurso, ele classificou o vice-presidente e ministro como um parceiro da indústria. Alckmin, por sua vez, agradeceu o convite de Freitas e iniciou sua fala abordando sobre a nova política industrial para a neoindustrialização, a qual está sendo construída em conjunto por representantes do governo, da sociedade civil organizada, incluindo entidades empresariais e centrais sindicais de trabalhadores, no fórum do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI).
 
Nesse contexto, Alckmin destacou a parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e anunciou a assinatura do primeiro contrato de gestão em Manaus, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas. O acordo envolve o Centro de Negócios do Amazonas, o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), a Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). O objetivo desse instrumento é estabelecer metas e resultados para que a biodiversidade amazônica possa gerar emprego e renda com responsabilidade ambiental.
 
Em sua exposição, Alckmin também enfatizou a importância de incentivos para a renovação da frota automobilística no Brasil e a atenção que o país deve dedicar aos países da América Latina, visto que também são destinos de nossos produtos industriais. O vice-presidente ainda concordou com as críticas feitas pelo presidente do Conselho em relação aos prejuízos ao desenvolvimento causados pela alta taxa de juros estabelecida pelo Banco Central, de 13,75%. Alckmin anunciou tem expectativa de que essa taxa de juros seja reduzida na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (COPOM).
 
A sintonia entre os industriais e o governo, evidenciada nessa reunião do CNSESI, demonstra a importância de políticas públicas e parcerias estratégicas para o desenvolvimento do setor industrial. O compromisso com incentivos, renovação de frotas, reforma tributária e a busca por soluções diante dos desafios atuais, reforçam a atuação conjunta em prol do crescimento econômico e da geração de emprego e renda no Brasil.
 
Antes de iniciar os trabalhos, Vagner Freitas agradeceu ao presidente Robson Braga de Andrade pelos 13 anos de dedicação à frente da Confederação Nacional da Indústria. Na ocasião, entregou uma placa em nome do colegiado com os dizeres: “O Conselho Nacional do SESI agradece a contribuição em prol do desenvolvimento do Serviço Social da Indústria durante esses 13 anos de atuação”.
Em agradecimento, Robson Braga sintetizou: “Vagner, fico emocionado e muito agradecido com sua homenagem nessa última reunião do Conselho em que participo. Trabalhar no Sistema Indústria é muito gratificante. A solução ao Brasil, com uma indústria melhor e mais competitiva, passa principalmente pelo trabalhador, pela formação, pela qualificação, pela tranquilidade que o trabalhador por ter com qualidade de vida para ele e para sua família”.


Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br