Em meio ao frio no sul do país, o clima acolhedor da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) marcou a visita do presidente do Conselho Nacional do SESI, Vagner Freitas, onde foi recebido pelo presidente Gilberto Porcello Petry
Vagner Freitas esteve nas instalações do SESI Porto Alegre, onde viu de perto algumas das diversas atividades inovadoras promovidas pelo Departamento Regional do SESI do Rio Grande do Sul (DR-RS). O FabLearn é uma delas. O espaço oferece um ambiente de criação, cujo propósito é fomentar a criatividade e promover a integração da aprendizagem criativa, em contextos educacionais.
Ainda nas instalações em Porto Alegre, Freitas esteve no Observatório da Educação, um espaço de pesquisa dedicado a analisar dados educacionais para identificar tendências, desafios e oportunidades na área. E nessa mesma estrutura encontra-se o Instituto de Formação de Professores SESI.
O Instituto fortalece a educação integral por meio de uma metodologia baseada em diálogo, tecnologia, empreendedorismo, sustentabilidade, criatividade e autonomia. Professores e gestores contam com assessorias, cursos, workshops e oficinas para aprimorar o ensino.
A educação no DR-RS é praticada como uma experiência completa e transformadora. A tecnologia é utilizada de forma estratégica e a educação integral conta com uma metodologia que valoriza diálogo, empreendedorismo, sustentabilidade, criatividade e autonomia.
O presidente Vagner Freitas confirmou que a criatividade se desdobra em suas mais diversas formas, auxiliando na preparação dos jovens para os desafios do século XXI. Freitas enalteceu a relevância das inovações apresentadas no Complexo Educacional de Ensino em Gravataí e no SESI da capital gaúcha. Todas as iniciativas do DR-RS promovem uma educação completa e de qualidade, buscando a transformação e a inovação do ensino no estado.
Em reunião com coordenadores e técnicos, com a presença do presidente Petry, Vagner Freitas sintetizou sua impressão com aquele DR. Visando contribuir com o progresso do sistema indústria, Vagner Freitas reafirmou ao presidente Petry e corpo técnico que entende as experiências exitosas dos demais Departamentos Regionais como modelos que devem ser compartilhados em uma perspectiva nacional.
Além desse aspecto, enfatizou que o CNSESI deve atuar como um agente auxiliar das instâncias executivas do sistema, apoiando as ações dos Departamentos Regionais e Nacional. Defende ainda que a metodologia do Sistema SESI de Educação seja replicada, por meio de parcerias, para ser implementada na rede de educação pública, com escopo na elevação do nível de ensino das escolas em todo o Brasil.
Em visita a Braskem – Polo Petroquímico de Triunfo, o presidente do CNSESI foi recebido por Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais que apresentou o espaço em que o Sesi presta serviços dentro da empresa, atendendo os funcionários nas áreas de saúde e segurança no trabalho.
Em São Leopoldo visita a sede do Sindicato das Indústrias do Rio Grande do Sul – Sindimetal, onde foi gestada a Câmara Temática da Indústria de São Leopoldo. O presidente do sindicato, Sergio de Bortoli Galera, apresentou a Vagner Freitas a iniciativa que reúne em debate entes antagônicos para discutir soluções para o desenvolvimento da indústria local.
A Câmara é um fórum que reúne no mesmo espaço representantes dos empresários, dos poderes Executivo e Legislativo locais, universidades, Sistema S e sindicatos de trabalhadores. Vagner Freitas considera essa uma iniciativa importante, sobretudo neste momento em que se discute a reindustrialização do Brasil.