O presidente do Conselho Nacional do SESI participou de visitas e encontros no Acre e em Rondônia para reafirmar seu compromisso com a Indústria e discutir pautas relevantes para a região Norte e para o país.
O Complexo SESI foi o primeiro a receber a visita do presidente Vagner Freitas em Rio Branco, capital do Acre, no dia 13/7. Incorporado à estrutura, apresentado como um exemplo do comprometimento com a educação e do investimento em futuras gerações, está o Centro Educacional Marília Santana, que atende mais de 1.300 alunos. A escola conta com cobertura de internet, parque infantil, refeitório, biblioteca, quadra esportiva, laboratórios de ciência e informática, sala de leitura, auditório, área verde, além de pátios coberto e descoberto. "Vimos aqui muitos estudantes entusiasmados com a Escola, que além de ter uma edificação acolhedora é extremamente bem cuidada", afirmou Freitas
No mesmo dia, Gladson Cameli, governador do Acre, se reuniu com Vagner Freitas. No encontro, conversaram sobre as ações do Conselho Nacional do SESI e a integração com as demais federações para discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento do estado. Nesse contexto, Vagner Freitas visitou uma indústria extrativista, onde foi apresentado o modelo de negócios da Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Estado do Acre (Cooperacre).
A Cooperacre, que movimentou mais de 38 milhões de reais em bioeconomia em 2022, beneficiando diretamente cerca de quatro mil famílias, foi destacada como um exemplo de sucesso na região. Nesse empreendimento responsável pela maior produção de castanha beneficiada do país, representantes de cooperativas locais apresentaram a Freitas o projeto "Cooperacre e as Cooperativas que trabalham com Agroindústrias". Os membros da instituição disseram que o potencial de expansão da cooperativa fica comprometido pela escassez de crédito para financiamento de seus projetos. “Podemos nos unir em busca de parcerias, por exemplo, do BNDES, SEBRAE e SESCOOP, para investimentos no setor”, disse Vagner.
Todo o processo de beneficiamento da castanha-do-Brasil, borracha, polpa de frutas, palmito de pupunha, respeita o desenvolvimento sustentável, aliado à preservação da diversidade natural e cultural da Floresta Amazônica. A cooperativa exporta para mais de nove países e beneficia várias comunidades do Estado. Além de castanha, os trabalhadores produzem derivados de leite e frutas para o comércio local.
Ainda na quinta-feira (13), com a presença do anfitrião José Adriano Ribeiro da Silva, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), o presidente do CNSESI, juntamente com o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga, cortaram a faixa de inauguração do SESI Clínica. Foram investidos mais de 2 milhões de reais pela CNI. O espaço conta com 9 consultórios médicos e odontológicos, 1 laboratório de higiene ocupacional, salas para equipes técnica, de mercado e administrativa. A clínica atenderá a profissionais da indústria e a população acreana.
Entre os convidados estavam o presidente da Federação das Indústrias da Bahia e presidente eleito da CNI, Ricardo Alban; o diretor-regional do SESI, José Adriano; o diretor-superintendente do SESI Nacional, Rafael Lucchesi; e o ex-deputado federal Sibá Machado. Também marcaram presença, os presidentes das federações: Silvio Rangel (MT); Gilberto Petry (RS); Amaro Sales (RN); Izabel Cristina (RR); Edilson Baldez (MA); Antonio Silva (AM); Carlos Valter (PR); e Marcelo Thomé (RO).
A semana foi encerrada na sexta-feira (14) com um encontro de congratulações, em Porto Velho, para parabenizar a nova diretoria da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), que será presidida por Marcelo Thomé da Silva de Almeida até 2027. A celebração, promovida pela FIERO, marca a forte atuação das indústrias e o trabalho conjunto para impulsionar o desenvolvimento regional em Rondônia.
Essas atividades demonstram o compromisso e a importância do setor industrial na região Norte do país. O CNSESI, o SESI, a CNI e federações das indústrias dos estados, destacam-se pelo apoio ao desenvolvimento econômico e social nacional e local. Fortalecem parcerias e investem em iniciativas que beneficiam comunidades, projetando um futuro próspero ao nosso país.