25 de Maio: O Dia da Indústria e a data para o marco da neoindustrialização do Brasil

A data escolhida pelo Governo...

25/05/2023 - 17:34
25 de Maio: O Dia da Indústria e a data para o marco da neoindustrialização do Brasil
Foto: divulgação
A data escolhida pelo Governo Lula para lançar o artigo sobre a neoindustrialização do Brasil não poderia ser diferente de 25 de maio, dia em que se celebra o dia da Indústria e o aniversário da morte de um dos principais pensadores da industrialização do Brasil: Roberto Simonsen.

Nos idos do fim da Segunda Guerra Mundial, uma relevante parte do empresariado e de políticos brasileiros atuaram como defensores ferrenhos do desenvolvimento industrial brasileiro na criação e implementação de políticas industriais no país. Aquela geração de empresários e de políticos acreditava que a industrialização era essencial para o crescimento econômico e a independência do Brasil, e combatia a chamada política liberal que o Governo Dutra queria implementar no país.

O artigo conjunto assinado pelo Presidente Lula e o seu Vice-Presidente Geraldo Alckmin, busca resgatar aquele espírito que lutava pelo desenvolvimento do Brasil e pela industrialização do país, como forma de superação da pobreza e do subdesenvolvimento.

A chamada neoindustrizalização do governo Lula é uma proposta de diretrizes para reinserir o Brasil na cadeia mundial da indústria, focando em segmentos nos quais o Brasil tem vantagens competitivas, como energia renovável ou das quais precisa reduzir sua dependência interna na cadeia produtiva como fertilizantes agrícolas, insumos de saúde, defesa, entre outras.

Só relembrando ainda, que o modelo do sistema S da Indústria teve sua origem no modelo proposto em 1947 para o desenvolvimento do Brasil e que a neoindustrialziação do país vai contar com todo o suporte do Conselho Nacional do SESI, no tocante a capacitação e serviços para a nova indústria brasileira que está em fase de germinação.

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br