CN SESI teve gestão modernizada, baseada na transparência e otimização de recursos

À frente da entidade de 2019 a 2022, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira promoveu o controle de gastos...

17/02/2023 - 15:33
CN SESI teve gestão modernizada, baseada na transparência e otimização de recursos
À frente da entidade de 2019 a 2022, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira promoveu o controle de gastos e instituição de compliance na entidade.

Ao assumir o Conselho Nacional do SESI em fevereiro de 2019, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, implementou uma gestão caracterizada pela transparência, rigor e controle nos gastos, e um minucioso planejamento da execução orçamentária e financeira. A estrutura administrativa foi modernizada, gerando uma redução nos custos em quase 80%. No período, houve uma economia de mais de R$ 7,2 milhões na renegociação dos contratos e despesa de pessoal, gerando um acumulado livre no caixa de R$ 210 milhões.

Foi criado um Núcleo de Governança, Riscos e Compliance com foco em promover um ambiente corporativo voltado à conformidade, transparência e boas práticas de gestão. O Conselho também promoveu a capacitação de mais de 100 profissionais de todo o Sistema Indústria, lançou um livro sobre o tema, o “Compliance para o Sistema Indústria – Teoria e Prática” e revisou o Código de Ética de forma a garantir mais transparência e equidade na análise das demandas.

Substituição

Escolhido para presidir o Conselho Nacional do SESI no período de 2019 a 2022, por estar à frente da gestão da segunda maior operação do SESI no Brasil, Gouvêa Vieira optou por não receber verba de representação pela atividade e fez o pedido de desvinculação no dia 19 de dezembro de 2022, em documento protocolado no Sistema da presidência da República.

No dia 4 de janeiro, em reunião com o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, foi reiterada a disponibilização do cargo. Com a definição de Vagner Freitas de Moraes como seu sucessor, Gouvêa Vieira encerra sua passagem pela presidência da entidade, a quem deseja todo o sucesso na missão de prosseguir com a modernização e preservação do patrimônio do CN SESI.

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br