Comitiva do CN-SESI visita unidades do Rio Grande do Sul

Superintendente executivo e equipe foram recebidos em Porto Alegre e Canoas entre os dias 24 e 26 de outubro

Por: Gisele Diniz
18/11/2022 - 12:28
Comitiva do CN-SESI visita unidades do Rio Grande do Sul
Foto: Roberto Ferreira

O superintendente executivo do Conselho Nacional do SESI (CN-SESI), general Pedro Antônio Fioravante Silvestre Neto, o consultor interno da Coordenação de Gestão de Pessoas (CGP), Vinícius Maia, e o analista de Gestão Corporativa, Roberto Ferreira, visitaram as unidades do Sesi no Rio Grande do Sul no mês de outubro.

A iniciativa faz parte de uma série de viagens que a equipe do CN-SESI tem feito para conhecer de perto os projetos e estruturas mantidos com os recursos oriundo das verbas compulsórias do Sistema. Nas reuniões, também são tratadas demandas dos estados que podem ser facilitadas com o apoio e articulação do superintendente junto aos órgãos e entidades relacionados com as atividades de educação e saúde.

No Rio Grande do Sul, a comitiva foi recebida pelo superintendente do SESI/RS, Juliano Colombo, e pela gerente de Educação, Sônia Bier. O roteiro incluiu visita à Federação das Indústrias do Estado (FIERGS), onde a equipe local apresentou os projetos, dados de matrículas e resultados obtidos nas avaliações dos alunos.

Ao mostrar as estruturas físicas e integração com unidades móveis, o superintendente do SESI/RS também abordou o plano de expansão, com novas escolas e reformas que permitirão disponibilizar maior número de vagas para dependentes dos industriários e comunidade de baixa renda.

 “É um trabalho muito bom feito na capacitação de alunos para atuarem na Indústria. A FIERGS atua em parceria com os entes do Sistema S de forma mais ampla. Há uma integração com o Senai, com o Senar, com o Senac e com o Sebrae, o que é muito interessante e serve de exemplo para outros estados”, comenta o general Pedro Fioravante.

O contraturno refere-se à atividade em parceria com a rede pública de ensino, na qual os alunos assistem aulas regulares nas escolas municipais ou estaduais e participam de projetos do SESI no período contrário.

Na Escola Sesi São Leopoldo, a equipe conheceu as trilhas educacionais oferecidas aos alunos do Ensino Fundamental. No contraturno, os estudantes participam de atividades práticas e busca de soluções para problemas locais em quatro eixos: corpo, ritmo e expressão; pesquisa e tecnologia; sustentabilidade; e empreendedorismo. 

Ainda em São Leopoldo, a comitiva visitou as instalações do Senai, onde os estudantes do SESI fazem a prática do Novo Ensino Médio e participam de atividades também no contraturno, uma forma de preparação para o mercado de trabalho.

Em Canoas, o destaque foi para a estrutura de saúde do trabalhador. Pela primeira vez, a equipe do CN-SESI visitou uma das empresas atendidas pelas unidades móveis da Rede. A Braskem mantém uma parceria com o SESI para atender os colaboradores in loco, com atendimento de clínica geral, psicologia e odontologia. Os trabalhadores também são direcionados para exames de rotina e acompanhamento de tratamentos específicos.



Confira na página de boas práticas o detalhamento dos projetos de destaque no Ensino Fundamental e Médio do SESI/RS. 

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br