FIERN amplia operação na Educação e na Saúde

A meta do Regional é replicar modelo de ensino em locais de maior demanda e levar as unidades móveis de Saúde a 100% dos municípios do estado.

25/10/2022 - 13:05
FIERN amplia operação na Educação e na Saúde

O superintendente do Sesi no Rio Grande do Norte, Juliano Fernandes Martins, recebeu comitiva do Conselho Nacional para apresentar os avanços da Federação das Indústrias do Estado - FIERN na ampliação das atividades de Saúde e Educação.

A Comitiva do CN-SESI foi composta pelo superintendente executivo, general Pedro Antônio Fioravante Silvestre Neto, o assessor executivo, Marcelo Lassance, e o analista de Planejamento, Orçamento e Fiscalização, Vitor Assunção de Abreu. Nos dias 13 e 14 de outubro, o grupo visitou unidades do Sesi e reuniu-se com o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo. A equipe técnica apresentou os projetos de crescimento da Rede no estado.

“O que vi foi um trabalho muito bem realizado em todas as unidades. É um prazer muito grande conhecer esses locais que colaboram com o desenvolvimento e com o futuro do país”, declarou Fioravante. “Ver o trabalho tão bem realizado, com recursos bem alocados, além do reflexo disso nos alunos da escola, por exemplo, que se mostram contentes de fazer parte do Sesi, nos dá muito orgulho.”

 

Ampliação das vagas e novas tecnologias


Com investimento em tecnologia e reforma de espaços, a FIERN investe na modernização da Escola São Gonçalo do Amarante, unidade-modelo para o Sistema Sesi. Em parceria com o Departamento Nacional, a Federação equipou as salas de aulas com lousas inteligentes, laboratórios de informática e Sala Maker, com espaço para desenvolvimento prático de robótica.  

“É nossa escola-piloto para ser modelo em todo o Brasil. Já evoluímos nos projetos junto ao Departamento Nacional para ampliar a atuação em outras escolas do estado”, explicou Martins. “Somos um regional pequeno, mas procuramos fazer o melhor.”

Em Mossoró, os resultados já têm sido promissores. Os estudantes dos anos finais registraram desempenho de alto nível no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, com a segunda melhor nota da Rede Sesi no país, atrás apenas de Minas Gerais e empatado com Santa Catarina. Como incentivo, a Federação planeja a desativação do clube, que tem baixa procura pelos industriários, para aumentar o atendimento aos alunos do Ensino Médio e iniciar turmas de Ensino Fundamental.

A terceira escola do Sesi Escola está localizada em Macau. Na soma, as três unidades do Sesi/RN contabilizam 1.672 matrículas.

O Sesi também contribui para a comunidade regional com a instalação de 31 Indústrias do Conhecimento – bibliotecas equipadas com computadores, livros e apoio pedagógico. As estruturas são mantidas em parceria com as prefeituras, que arcam com a contratação de profissionais para receber e orientar os usuários. O acervo já registra mais de um milhão de acessos.

Atendimento de Saúde para 100% dos municípios

Na Saúde, os profissionais prestam serviços a cerca de 1.700 empresas, cerca de cem mil atendimentos realizados diretamente aos trabalhadores, familiares e comunidade.

Na Clínica Sesi localizada em Natal, são cerca de 200 consultas e exames diários. Pela manhã, a atenção é exclusiva aos industriários. No entanto, para manter a receita e os profissionais operantes, os serviços são abertos à comunidade no período vespertino, com valores competitivos.

As salas são equipadas para tratamentos psicológico, nutricional e odontológico, além dos exames laboratoriais e complementares. Os profissionais são credenciados e atuam com agenda fixa nas clínicas Sesi de Natal e de Mossoró. 

As demais localidades potiguares contam com o apoio dos três caminhões do Sesi, que levam atendimento de Saúde a 155 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. Segundo o superintendente, a expectativa é conseguir atender a 100% do Estado até 2023.

 

Professores capacitados

Em todas as unidades, inclusive onde há parceria com o governo, os profissionais que atendem no Sesi são constantemente capacitados e valorizados para que haja uma retenção adequada de talentos. A seleção dos professores é feita com alto rigor de critérios técnicos. Após o ingresso na Rede, os colaboradores participam de cursos e eventos promovidos pelos institutos nacionais e internacionais.

“Dez dos nossos melhores profissionais participarão de capacitação com especialistas da Universidade Stanford. Quando voltarem, serão multiplicadores de novas metodologias de ensino no Sesi /RN e em outros regionais”, contou Juliano Martin.

Os professores do Sesi capacitam também profissionais da rede pública de Ensino. Além disso, há uma atenção especial aos estudantes que migram das escolas públicas para a metodologia da Rede. Segundo o superintendente, o sistema de gratuidade do Sesi oferece oportunidades de ingresso de alunos em todas as etapas de Ensino, o que demanda um esforço para nivelamento de conhecimento e adaptação ao modelo de aulas.

 

Plataforma de dados “Mais RN”

A captação, tratamento e análise de dados relevantes para a Indústria do estado é feita pelo programa “Mais RN”. A FIERN monitora o desempenho do setor para abastecer os gestores das empresas e do governo estadual com elementos estratégicos. Com base nas informações captadas, foram geradas 1.668 oportunidades de negócios, dos quais 1.505 foram efetivados. A receita decorrente ultrapassa os R$ 11 milhões.

“O trabalho é feito em parceria com a Junta Comercial do estado para melhorar a qualidade da informação, reduzir o delay na atualização dos dados e unificar o cadastro. A defesa dos interesses do Sistema Indústria precisa ter essa base de informação como aliada”, defende o superintendente do Sesi, Juliano Martins.

Há planos de transformar o “Mais RN” em um painel de BI que se transformará no Observatório da Indústria, nos moldes dos demais observatórios mantidos pelo Sistema, como os dos regionais do Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trabalho será articulado com o Departamento Nacional.

“A ideia é avançar de forma homogênea, para que possamos acompanhar dados de todo o Brasil. Não temos uma base de dados completa, que permita fazer uma boa defesa do Sistema - rápida e precisa”, justificou o superintendente do RN.

Os estudos do Rio Grande do Norte são realizados pela equipe do Sesi e do Senai. Há uma grande estrutura voltada, por exemplo, às pesquisas sobre a produção, exploração e comercio do hidrogênio verde, a grande aposta para soluções energéticas de um futuro próximo. Há ainda equipes dedicadas ao desenvolvimento de tecnologias específicas para as demandas das indústrias do estado.

 

Áreas de atuação do Sesi /RN

  • Educação
  • Saúde e segurança na indústria
  • Cultura e operação social

 

Estrutura física

  • Sesi clínica - Natal e Mossoró
  • Sesi clube - Natal e Mossoró
  • Sesi Escola - São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau
  • Sesi Solar Bela Vista (área para eventos) - Natal

 

 

 

 

 

Utilizamos cookies para permitir o funcionamento de nosso site e para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de cookies ou gerencie suas permissões. Fale com nosso DPO através do e-mail: lgpd.cnsesi@cnsesi.com.br