O Conselho Nacional do SESI (CN-SESI) lançou, nos dias 12 e 13 de maio, livro inédito sobre compliance a partir do olhar dos especialistas do Sistema Indústria. A publicação é um compêndio de artigos que tratam dos temas centrais de programas desta natureza, tais como engajamento da alta administração, monitoramento, comunicação e treinamento, due diligence, gestão de riscos e controle, entre outros.
Na abertura do evento, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ressaltou que o livro é uma das formas de materializar o esforço que o Sistema Indústria tem empregado para a implementação de programas de compliance em todos os estados.
“A obra reafirma nosso compromisso com a integridade e fortalece o padrão de transparência na atuação dos Departamentos Regionais e nas unidades do SESI em todo o Brasil. Muito do que é integridade hoje no Sistema Industria é moldado pelas nossas peculiaridades e riquezas. O livro reflete a experiência prática do tema, de norte a sul do Brasil, contemplando suas realidades e experiências”, afirmou.
A presidente do Tribunal de Contas da União - TCU, ministra Ana Arraes, ressaltou que a publicação conecta conceitos e regras que servirão de importante parâmetro e baliza para ações de integridade no Sistema Indústria.
“Ao enaltecer ainda mais o que significa e sempre significou o SESI na vida dos brasileiros, por toda seriedade e cuidado que se dedica a projetos de capacitação, educação básica, saúde e cultura, refletimos sobre a necessidade de que se aperfeiçoem métodos e se valorizem boas práticas na direção da prevenção, transparência e integridade nas condutas”, disse Ana Arraes.
O ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, parabenizou pelo exemplo da adoção de critérios de integridade na iniciativa privada. “Um programa de integridade efetivo tem que refletir a realidade daquele setor. E quando a gente vê profissionais de cada regional, e do Conselho do SESI atuando, escrevendo, colocando suas peculiaridades internas, sabe que é uma obra, além de muito boa, voltada para seu setor. O SESI, em especial o CN-SESI, está dando um grande exemplo ao país, que só cresce quando adota critérios de integridade”, disse.
Ao endossar a importância das ferramentas de transparência da Indústria, o secretário executivo da Confederação Nacional da Indústria - CNI, Glauco Côrte, reforçou inúmeras iniciativas que têm contribuído para efetivar a integridade como valor principal do Sistema. Entre elas, o lançamento da publicação.
“Essa importante coletânea de artigos retrata o esforço conjunto de todos os profissionais do Sistema para aperfeiçoar as ações de governança em todas as instâncias. É um canal relevante para aumentar visibilidade e nossa experiência com os modelos padrões de governança institucional”, destacou.
Sobre o livro
Com o tema “Compliance para o Sistema Indústria – Teoria e Prática”, a publicação é fruto de capacitação oferecida pelo Conselho Nacional do SESI aos profissionais responsáveis pela implementação de programas de integridade nos Departamentos Regionais e unidades dos SESIs em todo o país.
Os instrutores - Aline Faria, Cristine Menezes, Luís Eduardo Batistele, Rodrigo Zani, Viviane Ribeiro e Luana Pagani – acompanharam a elaboração dos programas, com aulas e monitoria online. As principais teorias e atividades desenvolvidas foram registradas nos artigos que compõem o livro.
“A ideia surgiu de um grupo de estudiosos do Sistema, que tem uma natureza diferente. Embora tenham excelentes referências para o setor público e para o privado, refletimos que temos condições de conversar sobre o tema, para nós mesmos”, contextualizou a coordenadora de conteúdo da publicação, Luana Pagani, durante o evento de lançamento.
Os autores basearam-se na experiência do curso para oferecer conteúdo para equipes envolvidas desde o processo inicial de elaboração de programas de compliance até as mais avançadas, em fase de melhoria do formato já implementado.
“A gente viu todo o Sistema contribuindo, participando, colocando suas experiências de vivências e realidades. Só por conta disso, a gente conseguiu ter um resultado tão belo, que é esse livro, com prática e teoria. Apesar de ter sido construído para o Sistema, traz critérios técnicos que podem ser aproveitados em qualquer setor”, explica Pagani.
O livro é formado por nove artigos e apêndice sobre planejamento e gerenciamento de projetos. O conteúdo será disponibilizado, gratuitamente, no site do Conselho Nacional do SESI, para consulta de todos os interessados.