O superintendente do Conselho Nacional do SESI, General Pedro Fioravante, e o coordenador de Planejamento, Orçamento e Fiscalização, Ricardo Jorge de Melo, visitaram, nos dias 7 e 8 de março, as unidades do SESI de Teresina e de Parnaíba, no Piauí.
Em continuidade a série de visitas técnicas que realizam pelos país, a equipe do SESI conheceu, na capital do Estado, o projeto de expansão da capacidade de atendimento da Escola SESI Conselheiro Saraiva, que pretende quase dobrar o número de alunos matriculados no próximo ano.
A escola funciona provisoriamente nas instalações do SENAI. A sede da unidade de educação está em obras. A estrutura, erguida na década de 70, foi demolida para dar espaço um prédio com mais de sete mil metros de área construída.
“Hoje, atendemos cerca de 600 crianças e adolescentes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Na nova escola, poderemos receber até 1.600 alunos, com mais qualidade de ensino e tecnologia”, informou o superintendente do SESI no Piauí, Mardônio Neiva.
As obras já cumpriram cerca de 55% do cronograma. A expectativa é que a inauguração ocorra até dezembro de 2022.
“Estamos em uma localização estratégica, próximos às maiores indústrias da cidade. Com a modernização, não temos dúvidas de que seremos referência no Nordeste, não só em estrutura física, mas em tecnologia e pessoal”, afirmou Mardônio Neiva.
Além da estrutura educacional, a comunidade terá mais acesso às atividades esportivas e eventos realizados na Escola. Será providenciado novo acesso às dependências do local para que as ações paralelas possam funcionar como um modelo de negócios independente.
Em Parnaíba, a 340 quilômetros da capital, a diretora do Centro Esportivo Dirceu Arcoverde, Rita de Cássia Holanda, apresentou a proposta de diversificação das modalidades praticadas. Hoje, o local, conhecido como Verdinho, possui ginásio, piscina semiolímpica e campo de futebol profissional. A intenção é apresentar projeto de construção de quadras de vôlei e beach tennis para gerar novos negócios.
No município, o superintendente do CN-SESI também visitou a Escola Integrada Deputado Morais Souza, considerada uma das maiores unidades do SESI da região.
Proposta pedagógica
Com a implantação do Novo Ensino Médio, em 2019, as escolas de Educação Básica do SESI oferecem cursos profissionalizantes nas áreas de Tecnologia da Informação, redes e edificações. O contato com o mercado de trabalho, no entanto, ocorre desde 2014, a partir de trabalho conjunto com o SENAI estadual.
“A cultura do SESI já é de preparação para o mercado. Não desenvolvemos somente as habilidades curriculares, mas trabalhamos com as famílias valores como empregabilidade e questões salariais”, explicou Katia luz, diretora de Educação Básica do SESI no Piauí.