Projeto de expansão do SESI Tocantins

Publicado em: 22 Fev 2022
Projeto de expansão do SESI Tocantins

A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO) planeja a expansão das atividades para ampliar a capacidade de atendimento na Educação e integrar as instituições de Ensino Básico e Profissionalizante.

A Rede SESI atende nas regiões Norte (Araguaína), Central (Palmas) e Sul (Gurupi), com unidades fixas. São cerca de 700 alunos matriculados na Educação Infantil e ensinos Fundamental e Médio. Em Gurupi, as aulas são integradas com o SENAI e, em Palmas, há opção de Ensino de Jovens e Adultos (EJA), pioneiro no Estado. Além dessas, há três unidades móveis de medicina ocupacional, três de inclusão digital e uma de audiometria.  

A expansão ocorrerá a grade formadativa, até 2027. Segundo a superintendente do SESI no Estado, Roseli Ferreira Neves Sarmento, já existe demanda de novas matrículas. “Hoje, não cabem mais alunos do que já temos”, explica.

As obras ocorrerão, principalmente, no Centro de Atendimento ao Trabalhador (CAT), em Araguaína, que passará a contar com salas de aulas para a Educação Básica. A atual escola do SESI na cidade abrigará apenas a Educação Infantil. Com as obras, a Rede conseguirá atender até 1.500 estudantes somente em Araguaína.

Os alunos dos anos finais do Ensino Médio terão cada vez mais contato com as atividades do SENAI. “Os estudantes já fazem visitas aos laboratórios profissionalizantes para despertar neles o interesse em dar continuidade aos estudos no Sistema Indústria, mas essa parceria será intensificada a partir dos próximos anos”, adiantou a superintendente.

Além da Educação Regular nas instalações do SESI, mais de seis mil alunos são atendidos pelo SENAI (Palmas, Araguaína, Paraíso, Taquaralto e Gurupi). A estrutura é formada por salas de aulas tradicionais, um laboratório de ensaios, um posto avançado e cinco unidades móveis (panificação, informática e automotiva).   

 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar