Conselho Nacional visita unidades do SESI no Piauí

Publicado em: 15 Mar 2022
Conselho Nacional visita unidades do SESI no Piauí

O superintendente do Conselho Nacional do SESI, General Pedro Fioravante, e o coordenador de Planejamento, Orçamento e Fiscalização, Ricardo Jorge de Melo, visitaram, nos dias 7 e 8 de março, as unidades do SESI de Teresina e de Parnaíba, no Piauí. 

Em continuidade a série de visitas técnicas que realizam pelos país, a equipe do SESI conheceu, na capital do Estado, o projeto de expansão da capacidade de atendimento da Escola SESI Conselheiro Saraiva, que pretende quase dobrar o número de alunos matriculados no próximo ano. 

A escola funciona provisoriamente nas instalações do SENAI. A sede da unidade de educação está em obras. A estrutura, erguida na década de 70, foi demolida para dar espaço um prédio com mais de sete mil metros de área construída. 

“Hoje, atendemos cerca de 600 crianças e adolescentes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Na nova escola, poderemos receber até 1.600 alunos, com mais qualidade de ensino e tecnologia”, informou o superintendente do SESI no Piauí, Mardônio Neiva. 

As obras já cumpriram cerca de 55% do cronograma. A expectativa é que a inauguração ocorra até dezembro de 2022. 

“Estamos em uma localização estratégica, próximos às maiores indústrias da cidade. Com a modernização, não temos dúvidas de que seremos referência no Nordeste, não só em estrutura física, mas em tecnologia e pessoal”, afirmou Mardônio Neiva. 

Além da estrutura educacional, a comunidade terá mais acesso às atividades esportivas e eventos realizados na Escola. Será providenciado novo acesso às dependências do local para que as ações paralelas possam funcionar como um modelo de negócios independente. 

Em Parnaíba, a 340 quilômetros da capital, a diretora do Centro Esportivo Dirceu Arcoverde, Rita de Cássia Holanda, apresentou a proposta de diversificação das modalidades praticadas. Hoje, o local, conhecido como Verdinho, possui ginásio, piscina semiolímpica e campo de futebol profissional. A intenção é apresentar projeto de construção de quadras de vôlei e beach tennis para gerar novos negócios. 

No município, o superintendente do CN-SESI também visitou a Escola Integrada Deputado Morais Souza, considerada uma das maiores unidades do SESI da região. 

Proposta pedagógica

Com a implantação do Novo Ensino Médio, em 2019, as escolas de Educação Básica do SESI oferecem cursos profissionalizantes nas áreas de Tecnologia da Informação, redes e edificações. O contato com o mercado de trabalho, no entanto, ocorre desde 2014, a partir de trabalho conjunto com o SENAI estadual. 

“A cultura do SESI já é de preparação para o mercado. Não desenvolvemos somente as habilidades curriculares, mas trabalhamos com as famílias valores como empregabilidade e questões salariais”, explicou Katia luz, diretora de Educação Básica do SESI no Piauí. 

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar