CN-SESI lança livro sobre compliance para o Sistema Indústria

Publicado em: 19 Mai 2022
CN-SESI lança livro sobre compliance para o Sistema Indústria

O Conselho Nacional do SESI (CN-SESI) lançou, nos dias 12 e 13 de maio, livro inédito sobre compliance a partir do olhar dos especialistas do Sistema Indústria. A publicação é um compêndio de artigos que tratam dos temas centrais de programas desta natureza, tais como engajamento da alta administração, monitoramento, comunicação e treinamento, due diligence, gestão de riscos e controle, entre outros.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho Nacional do SESI, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, ressaltou que o livro é uma das formas de materializar o esforço que o Sistema Indústria tem empregado para a implementação de programas de compliance em todos os estados.

“A obra reafirma nosso compromisso com a integridade e fortalece o padrão de transparência na atuação dos Departamentos Regionais e nas unidades do SESI em todo o Brasil. Muito do que é integridade hoje no Sistema Industria é moldado pelas nossas peculiaridades e riquezas. O livro reflete a experiência prática do tema, de norte a sul do Brasil, contemplando suas realidades e experiências”, afirmou.

A presidente do Tribunal de Contas da União - TCU, ministra Ana Arraes, ressaltou que a publicação conecta conceitos e regras que servirão de importante parâmetro e baliza para ações de integridade no Sistema Indústria.

“Ao enaltecer ainda mais o que significa e sempre significou o SESI na vida dos brasileiros, por toda seriedade e cuidado que se dedica a projetos de capacitação, educação básica, saúde e cultura, refletimos sobre a necessidade de que se aperfeiçoem métodos e se valorizem boas práticas na direção da prevenção, transparência e integridade nas condutas”, disse Ana Arraes.

O ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, parabenizou pelo exemplo da adoção de critérios de integridade na iniciativa privada.  “Um programa de integridade efetivo tem que refletir a realidade daquele setor. E quando a gente vê profissionais de cada regional, e do Conselho do SESI atuando, escrevendo, colocando suas peculiaridades internas, sabe que é uma obra, além de muito boa, voltada para seu setor. O SESI, em especial o CN-SESI, está dando um grande exemplo ao país, que só cresce quando adota critérios de integridade”, disse.

Ao endossar a importância das ferramentas de transparência da Indústria, o secretário executivo da Confederação Nacional da Indústria - CNI, Glauco Côrte, reforçou inúmeras iniciativas que têm contribuído para efetivar a integridade como valor principal do Sistema. Entre elas, o lançamento da publicação.

“Essa importante coletânea de artigos retrata o esforço conjunto de todos os profissionais do Sistema para aperfeiçoar as ações de governança em todas as instâncias. É um canal relevante para aumentar visibilidade e nossa experiência com os modelos padrões de governança institucional”, destacou.

Sobre o livro

Com o tema “Compliance para o Sistema Indústria – Teoria e Prática”, a publicação é fruto de capacitação oferecida pelo Conselho Nacional do SESI aos profissionais responsáveis pela implementação de programas de integridade nos Departamentos Regionais e unidades dos SESIs em todo o país.

Os instrutores - Aline Faria, Cristine Menezes, Luís Eduardo Batistele, Rodrigo Zani, Viviane Ribeiro e Luana Pagani – acompanharam a elaboração dos programas, com aulas e monitoria online. As principais teorias e atividades desenvolvidas foram registradas nos artigos que compõem o livro.

“A ideia surgiu de um grupo de estudiosos do Sistema, que tem uma natureza diferente. Embora tenham excelentes referências para o setor público e para o privado, refletimos que temos condições de conversar sobre o tema, para nós mesmos”, contextualizou a coordenadora de conteúdo da publicação, Luana Pagani, durante o evento de lançamento.

Os autores basearam-se na experiência do curso para oferecer conteúdo para equipes envolvidas desde o processo inicial de elaboração de programas de compliance até as mais avançadas, em fase de melhoria do formato já implementado.

“A gente viu todo o Sistema contribuindo, participando, colocando suas experiências de vivências e realidades. Só por conta disso, a gente conseguiu ter um resultado tão belo, que é esse livro, com prática e teoria. Apesar de ter sido construído para o Sistema, traz critérios técnicos que podem ser aproveitados em qualquer setor”, explica Pagani.

O livro é formado por nove artigos e apêndice sobre planejamento e gerenciamento de projetos. O conteúdo será disponibilizado, gratuitamente, no site do Conselho Nacional do SESI, para consulta de todos os interessados.

Nós respeitamos sua privacidade. Utilizamos cookies para coletar estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e Fechar