Professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI em 21 estados brasileiros participaram, nesta quinta-feira (24), da 4ª Roda de Conversa – “O Conselho Quer Ouvir”.
Promovido pelo Conselho Nacional do SESI, o encontro reuniu 38 educadores no Edifício Armando Monteiro Neto, no Setor Bancário Norte, em Brasília, e teve como foco os desafios da EJA diante da transição geracional.
A gerente de Projetos do CN-SESI, Roberta Oliveira, coordenou a mesa e destacou que esta edição da roda teve como objetivo ouvir os docentes, ampliar o diálogo com os departamentos regionais e refletir sobre políticas mais assertivas de apoio à EJA.
Durante o encontro, o diretor superintendente do SESI, Paulo Mól, ressaltou a importância de considerar as condições sociais que impactam o percurso dos estudantes. “A gente não pode exigir mais do que o aluno tem a oferecer, mas é importante garantir todas as condições possíveis para que ele possa estar presente”, afirmou.
Mól defendeu o apoio à permanência dos alunos que manifestam desejo de concluir os estudos e pontuou que a EJA deve ter o mesmo cuidado dedicado ao ensino regular. “Nosso compromisso é com aquele aluno que quer voltar. Precisamos garantir que ele tenha condições de estar lá. Isso já é um bom começo. A EJA precisa ser tratada com o mesmo compromisso. Nosso propósito é tirar essa modalidade da invisibilidade e acabar com sua marginalização frente aos demais núcleos de educação.”
Ele também alertou para os desafios enfrentados pelos jovens que iniciam a vida profissional e abandonam os estudos. “Com 18, 19, 20 anos, eles começam a trabalhar, enfrentam dificuldades para concluir o ensino médio e acabam desmotivados. Precisamos compreender esse processo.”
O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, reforçou a urgência de políticas públicas alinhadas à realidade dos estudantes da EJA. Com trajetória marcada pela atuação em educação popular, Fausto destacou a importância da escuta ativa.
“Sempre trabalhei com EJA, é uma realidade muito próxima e muito cara para mim. Acredito numa educação que reconhece o estudante como sujeito em transformação e fonte contínua de conhecimento.”
Fausto chamou atenção para o fato que os dados estatísticos, por si só, não revelam a complexidade da sala de aula. “Cada estudante carrega uma história, uma trajetória de vida, e está mobilizado pela possibilidade de transformação. Essa mobilização nem sempre é simples”, afirmou.
Professor e sociólogo, Fausto também enfatizou o valor do contato com as diferentes realidades locais. “Nos últimos 11 meses, visitei 12 estados. Semana passada estivemos em Altamira, no Pará, onde conhecemos escolas indígenas e realidades que nos ensinam muito. Essa escuta é fundamental para construir políticas públicas mais eficazes.”
Valorizar professores e fortalecer a educação inclusivaA valorização docente foi um dos temas centrais da roda de conversa, reconhecida pelos professores como fundamental para o fortalecimento da educação no Brasil.
Eles destacaram importantes avanços institucionais na formação continuada, como a oferta de pós-graduação gratuita pelo SESI, que contribui diretamente para o desenvolvimento profissional da categoria.
Ainda assim, apontaram desafios, como a alta rotatividade e a necessidade de ampliação das bolsas de apoio a estudantes, fatores que impactam diretamente o trabalho em sala de aula e a permanência dos alunos.
Outro ponto relevante do debate foi a educação inclusiva. Os professores relataram que é comum encontrar salas com cerca de 40 alunos, entre os quais seis ou sete possuem necessidades específicas que demandam materiais diferenciados e critérios adaptados de avaliação.
Nesse contexto, reforçaram que a formação docente em inclusão é essencial para garantir o atendimento personalizado e assegurar o aprendizado de todos os estudantes.
Oportunidade e incentivoHá pouco mais de duas semanas, em Salvador, foi
lançado o programa SEJA PRO+, que oferece 25 mil vagas gratuitas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante em todo o país, das quais 3 mil são no estado da Bahia.
O programa é uma parceria entre o Conselho Nacional do SESI, o SESI, o SENAI e o Ministério do Trabalho e Emprego. Com investimento de R$ 200 milhões, oferece a oportunidade a jovens entre 18 e 29 anos de concluir a educação básica, e qualificá-los tecnicamente em áreas com maior demanda por mão de obra, ampliando o acesso a empregos melhores.
Os professores reforçaram o impacto que a oferta de bolsas aos estudantes traz para a EJA. Segundo eles, é um fator que pode garantir a permanência dos estudantes na sala de aula.
Debate contínuoO momento é marcado como o início de um diálogo mais próximo aos professores que estão no dia a dia, em sala de aula com os alunos.
Kátia Marangon, gerente do Centro SESI de Formação em Educação, uma das responsáveis pela aproximação de professores dos diferentes departamentos regionais com o CN-SESI e o SESI, afirmou que a iniciativa é uma oportunidade única para que todos sejam ouvidos.
“Hoje foi o início dessa escuta mais próxima e ativa, momento em que puderam ser compartilhados os desafios e as expectativas de cada um”, enfatizou. “Esse movimento do Conselho Nacional do SESI valoriza muito o professor que está na ponta”, concluiu.
Para as próximas rodas, estão previstas conversas com os professores do ensino fundamental (anos finais), médio, da educação inclusiva e da educação tecnológica.
Confira as fotos da 4ª Roda de Conversa
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