O Conselho Nacional do SESI e o SESI se tornaram signatários do International Early Learning and Child Well-Being Study (IELS), um estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) voltado para avaliar de forma abrangente o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar.
A cerimônia oficial de assinatura do acordo ocorreu nessa quinta-feira, 31 de outubro, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em Fortaleza. O projeto fornecerá uma visão holística sobre o desenvolvimento infantil, incorporando a participação de famílias e de educadores.
O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, enaltece a importância da parceria.
“Apoiar uma iniciativa como esta é uma oportunidade para fortalecer o compromisso com a educação integral, essencial em cada fase escolar. Ao participar desse processo, avançamos na construção de um futuro com oportunidades para todas as crianças."
Presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, formaliza a parceria com a International, fortalecendo o compromisso com o desenvolvimento da primeira infância no Brasil | Foto: George Lucas /Fiec
O diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e diretor-superintendente do SESI, Rafael Lucchesi, destacou a necessidade de estudos aprofundados sobre o aprendizado de crianças na pré-escola e a desigualdade educacional nessa fase essencial. Ele apontou que o Brasil ainda carece de pesquisas robustas sobre o tema.
"O IELS é o primeiro estudo em larga escala direcionado para o desenvolvimento infantil e possibilitará ampliar a compreensão sobre a infância brasileira," afirmou Lucchesi, ressaltando que os resultados desse levantamento serão fundamentais para promover políticas que assegurem igualdade de oportunidades.
Além dos representantes do Conselho Nacional do SESI e do SESI, o evento contou com a presença do diretor de Educação da OCDE, Andreas Schleicher, do superintendente de Educação do SESI, Wisley Pereira; da CEO da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Mariana Luz; e do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.
Diretor da CNI e superintendente do SESI, Rafael Lucchesi assina a parceria com a International para apoiar o estudo que irá alcançar 250 escolas e cerca de 3 mil crianças no Brasil
Desigualdades na infância
O IELS, realizado em diversos países, incluindo o Brasil, investiga como desigualdades socioeconômicas afetam o desenvolvimento de crianças. Em sua primeira rodada, em 2018, descobriu-se que crianças de 5 anos em situação de pobreza tinham um atraso de até 12 meses em habilidades cognitivas e emocionais, como noções numéricas, linguagem, memória operacional e autorregulação.
Esses dados, comparados aos resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), revelaram que as desigualdades presentes na infância se acumulam, impactando o desempenho escolar ao longo dos anos: 4,8% dos jovens apresentavam proficiência abaixo do esperado, refletindo os efeitos cumulativos da desigualdade.
Aliança de instituições e recursos
A implementação do IELS no Brasil foi viabilizada pelo apoio financeiro de várias instituições, incluindo o SESI, B3 Social, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Lia Maria Aguiar, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Instituto Beja, Instituto Tecendo Infâncias e Perfin Wealth Management, além de apoio de Ticiana Rolim e Edson Queiroz. O custo estimado do projeto é de R$13 milhões.
O IELS será realizado através de questionários aplicados a familiares e professores de crianças da rede pública, privada e conveniada de educação infantil. A interação com as crianças ocorrerá de maneira lúdica, com o uso de brincadeiras e histórias em tablets, monitoradas por pesquisadores.
Unesco e G20
Além do evento de parceria e assinatura do IELS, nesta semana, Fortaleza foi o centro de uma intensa programação de eventos do G20, incluindo a Reunião de Ministros da Educação e a Reunião Mundial sobre Educação, organizada pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil.
O Conselho Nacional do SESI participou de espaços de discussão e marcou presença no estande exclusivo do SESI, onde foram apresentadas diversas iniciativas educacionais focadas no desenvolvimento integral e na inclusão de crianças e jovens.
"Realizamos diálogos enriquecedores com gestores, estudantes e diretores do SESI Ceará e da federação, incentivando a troca de experiências e reafirmando o compromisso com uma educação de qualidade, acessível e inclusiva", concluiu o presidente do conselho, Fausto Augusto Junior.
Com informações do Portal da Indústria e da Fundação Maria Cecília Souto Vidgal.