A representação dos Trabalhadores no Conselho Nacional do SESI (CN-SESI) concluiu, nesta quarta-feira (30), mais um módulo do Programa de Formação em Educação e Cidadania, promovido pelo CN-SESI e coordenado pela Saberes Serviços Educacionais. No workshop, painéis sobre a agenda 2030, compreensão sobre o conceito de desenvolvimento sustentável e as trajetórias históricas dos trabalhadores e empresários, com ênfase nos contextos que levaram a criação de SESI.
O circuito de formação dos conselheiros faz parte dos eixos estratégicos definidos no planejamento do CN-SESI. As atividades foram realizadas no Instituto SESI SENAI de Tecnologias Educacionais em Brasília. De acordo com o professor Fausto Augusto Junior, presidente do CN-SESI, a escolha do local proporcionou uma experiência imersiva aos participantes.
“Trouxemos os representantes dos trabalhadores do Conselho para o Instituto por um motivo muito simples: a escola é de formação de professores do SESI, um Centro Nacional de formação”. O ambiente é propício à proposta do evento, em razão das salas e equipamentos que seguem os modelos utilizados nas escolas de referência do SESI.
A primeira parte da oficina foi dedicada ao conceito de "Desenvolvimento Sustentável". Nesse tópico, os participantes exploraram a Agenda 2030 com debates sobre os principais desafios e ações prioritárias para que o Brasil cumpra as metas estabelecidas. As atividades práticas incluíram a análise de diagnósticos sobre ações de sustentabilidade, além da conceituação das teorias sobre desenvolvimento sustentável.
Com materiais como videoclipes e trechos de filmes históricos, os mediadores promoveram reflexões sobre as desigualdades sociais a partir do final do século XIX. As discussões incluíram reflexões sobre os processos de urbanização, acesso à escolarização e ao trabalho e o papel do Estado Brasileiro nesses processos.
As atividades foram conduzidas pelos professores: Amílcar Marcel de Souza e Marcel Engelberg o coordenadas por Gilberto Alvarez, da Saberes Serviços Educacionais.
Os conteúdos históricos apresentados pelos especialistas destacaram os fundadores do SESI, Roberto Simonsen e Euvaldo Lodi, os contextos que levaram a formação do conceito de Classe Social. Os participantes foram envolvidos em debates e dinâmicas de grupo para relacionar os movimentos sociais, políticos e econômicos das décadas de 1930 e 1940 com a criação do SESI.
“Dialogar e refletir sobre a história é importante para facilitar a compreensão sobre os desafios do presente e do futuro e para definirmos quais serão as ações que permitirão ao CNSESI o cumprimento da sua missão de agregar valor ao SESI”, avaliou o professor Fausto.